MATLAB® e SIMULINK® NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Desenvolvimento, simulação e implementação da mobilidade do futuro


O MATLAB® e Simulink® aceleram os processos de desenvolvimento de veículos, atendendo os requisitos de segurança, conforto, economia de combustível e performance exigidos pela categoria.

 

Principais aplicações:

  • Simulações para análise de compensações e otimização de projetos
  • Desenvolvimento e teste de algoritmos de percepção, planejamento e controle
  • Validação antecipada de requisitos por meio de prototipagem rápida
  • Geração de código para prototipagem ou produção, em ponto fixo ou flutuante, para MCUs, GPUs, SoCs e dispositivos FPGA
  • Análise de dados de frota de teste e veículos de produção
  • Cumprimento dos padrões AUTOSAR e ISO 26262.
Sistemas automatizados de direção e ADAS (Advanced Driver Assistance System)

 

O MATLAB® e Simulink® aceleram o desenvolvimento de funções de direção automatizadas, que inclui percepção, planejamento e controle. As simulações no Simulink® permitem testar, integrar e ajustar essas funções com o uso de cenas geradas de maneira programática, maximizando a cobertura de testes em vários tipos de estradas, tráfegos e condições ambientais sem a necessidade de gastos com protótipos físicos dos veículos.

Inteligência Artificial 

 

O MATLAB® é utilizado para acessar e pré-processar os dados da frota e dos veículos para, através de Machine Learning, construir modelos preditivos e implantá-los em sistemas de TI corporativos. Com o MATLAB®, você pode acessar dados armazenados em arquivos, bancos de dados e nuvem. O software permite a exploração de abordagens de modelagem através de aplicativos de Machine Learning e Deep Learning, gerando assim algoritmos com processamento paralelo em CPUs, GPUs NVIDIA®, nuvem e recursos de datacenter. O usuário pode contar com a conversão automática de modelos de Deep Learning para código C/C++ e de modelos de Machine Learning para código CUDA®, o que facilita a implantação de modelos treinados ou redes para sistemas de TI de produção, sem a necessidade de re-codificação em outra linguagem.

Caso de Sucesso

Conheça o projeto desenvolvido para a realização de testes para economia de combustível e restrições de emissão de poluentes para adequação da frota á norma Bharat Stage 6 (BS-VI).

AUTOSAR

 

A MathWorks é Premium Member AUTOSAR, participando ativamente do desenvolvimento desta norma com foco na aplicação de Model-Based Design como processo padrão. Com o Simulink® e o AUTOSAR Blockset™, você poderá projetar e simular sistemas AUTOSAR Clássico e Adaptativo e com o Embedded Coder®, poderá gerar o código AUTOSAR em C ou C++. A autoria de composição com o System Composer, bom como integrações baseadas em ARXML round-trip são suportadas.

ISO 26262 

 

O MATLAB® e Simulink® são utilizados para atender o rigoroso padrão ISO 26262. Embedded Coder, ferramentas de verificação de modelos Simulink® e ferramentas de verificação de código Polyspace®, são pré-qualificadas pela TÜV SÜD de acordo com a ISO 26262 para ASIL A-D. As qualificações são baseadas em um fluxo de trabalho de verificação automatizada, suportando modelos back-to-back e teste de código. Além da geração de código C, os casos de uso de qualificação de ferramenta Embedded Coder ISO 26262 incluem recursos de geração de código AUTOSAR e C++.

Veículos elétricos

 

Com Model-Based Design, você pode utilizar as simulações para estudos de compensação da arquitetura do powertrain elétrico e dimensionar componentes-chave como bateria e motor de tração antes de construir protótipos físicos. Através de prototipagem rápida de controle, verificação do modelo e geração de código de produção, é possível passar rapidamente do conceito ao protótipo e à produção de controladores-chave para veículos elétricos, incluindo a unidade de controle do veículo (VCU – Vehicle Control Unit), unidade de controle do motor (MCU – Motor Control Unit) e sistema de gerenciamento de bateria (BMS – Battery Management System).

Caso de Sucesso

Conheça o projeto desenvolvido pelos engenheiros do Instituto Mauá de Tecnologia que compreende a implementação e simulação de um modelo físico-matemático do powertrain de um veículo híbrido elétrico (Hybrid Electric Vehicle – HEV) com o uso do MATLAB® e Simulink®.

Desenvolvimento de projetos e consultoria

 

Se precisar de ajuda para o desenvolvimento de seu projeto, conte com a equipe de engenheiros OPENCADD. Você poderá optar pelo treinamento de sua equipe, o qual será realizado por um engenheiro de aplicação altamente qualificado e conhecedor dos softwares MATLAB® e Simulink®. Caso precise de um projeto customizado, engenheiros e cientistas da OPENCADD poderão desenvolvê-lo do começo ao fim, contando ainda com o auxílio dos engenheiros da MathWorks®, criadora do MATLAB® e Simulink®.

Quer saber mais?

Entre em contato conosco.

A OPENCADD tem os melhores produtos em software e serviços para a indústria automotiva.

Translate »