A Inteligência Artificial já é uma realidade no cotidiano de pessoas e empresas. Utilizamos IA para nos deslocar pelas vias da cidade, em transações bancárias ou ao conversar com uma assistente virtual em ligações telefônicas.
Para empresas de tamanhos e segmentos diferentes, a Inteligência Artificial também se mostra uma ferramenta importante para alavancar os negócios, afinal, com as diversas tecnologias que englobam esse campo, é possível obter lucro e manter o crescimento em alta.
Mas, como a Inteligência Artificial pode fazer seu negócio lucrar mais? É isso que vamos te mostrar nos parágrafos a seguir.
Acompanhe!
Inteligência artificial, também conhecida pela sigla IA, é um dos principais conceitos da chamada Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0.
Assim, a IA pode ser definida como a capacidade de máquinas e sistemas simularem o pensamento humano, realizando tarefas complexas com a habilidade de analisar situações, perceber o ambiente, tomar decisões e resolver problemas, assim como um humano faria.
Mas você pode estar se perguntando: como é possível que computadores aprendam a pensar como humanos?
A resposta está nos dados. Quanto maior e mais qualificado for o conjunto de dados obtidos – já que a Inteligência Artificial tem capacidade de absorver e analisar uma quantidade gigantesca de informações – mais o algoritmo terá capacidade de aprender progressivamente.
O campo da inteligência artificial está ligada a diversas tecnologias, que também contribuem para sua evolução. Algumas dessas tecnologias são:
Machine Learning (traduzido como Aprendizado de Máquina) é uma tecnologia de análise de dados que busca automatizar o desenvolvimento de padrões analíticos.
Veja também: O que é Machine Learning?
Essa tecnologia parte do princípio de que sistemas computacionais podem aprender com dados, descobrir padrões e tomar decisões com mínima interferência humana. Por meio do Machine Learning, é possível que sistemas computacionais treinem e apliquem dados em diversas situações e equipamentos dos mais variados portes.
Deep Learning (ou Aprendizagem Profunda) é um tipo de Machine Learning, em que são utilizados conjuntos de algoritmos com diversas camadas para tentar simular o comportamento do cérebro humano, treinando sistemas computacionais para aprender sozinho através do reconhecimento de padrões e também para aprender com os erros.
Assim, a máquina realiza tarefas como identificação de imagens e reconhecimento de fala, entre outros.
São algoritmos específicos, que estão dentro do Machine Learning e Deep Learning, porém, diferentemente das duas ferramentas anteriores, que precisam de uma enorme quantidade de dados para aprenderem, o Reinforcement Learning vai aprender com o ambiente ao seu redor.
Aplicado à Robótica, por exemplo, seria como imaginar um robô que, após cair diversas vezes, aprenda a evitar esse tipo de falha, corrigindo sua movimentação.
A principal vantagem dessa ferramenta é a não necessidade de modelar a política de decisões do modelo, já que o agente aprende sozinho. Por outro lado, é preciso modelar o ambiente em que ele está inserido e a partir do qual irá aprender.
Aplicar a Inteligência Artificial e as tecnologias que englobam esse campo do conhecimento pode ser muito benéfico para negócios dos mais variados segmentos e portes.
Isso porque a área pode reduzir custos, agilizar processos e obter respostas assertivas para uma tomada de decisão mais eficiente.
Vejamos de que forma a inteligência artificial pode fazer seu negócio lucrar mais:
Ao adotar a IA nos negócios, um dos primeiros e principais benefícios observados é o aumento na produtividade.
Como a tecnologia permite a realização de tarefas em escala e ritmo impossíveis de humanos acompanharem, a empresa pode aumentar consideravelmente sua capacidade de produção, ao mesmo tempo em que minimiza custos com tarefas repetitivas e que não necessitam da capacidade racional humana. Além disso, permite que a mão de obra seja realocada para atividades mais estratégicas.
Como dissemos anteriormente, a Inteligência Artificial tem grande capacidade para processar dados e informações. Ao monitorar determinados dados da empresa, a tecnologia pode alertar sobre problemas, recomendar soluções e até mesmo iniciar uma resposta autônoma para uma ou mais tarefas específicas.
Em uma fábrica, por exemplo, a IA pode antecipar um futuro problema no maquinário, permitindo assim que a manutenção seja feita antes que um defeito maior ocorra.
O cuidado e a atenção com o cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Por meio da coleta e análise de dados, a Inteligência Artificial otimiza o atendimento ao cliente, oferecendo ao público uma comunicação mais personalizada e eficiente, agilizando transações e fornecendo suporte em tempo real aos usuários.
Com a análise e interpretação de dados, a Inteligência Artificial pode criar outras oportunidades de negócios para a empresa, identificando novos fluxos de receita em áreas correlacionadas que necessitam de expansão.
Ao adicionar as tecnologias que englobam a Inteligência Artificial aos processos do negócio, é possível observar uma redução dos erros cometidos por humanos, já que muitas tarefas passaram a ser realizadas por máquinas.
No mesmo sentido, uma maior qualidade na produção e entrega de produtos e serviços também será notada, uma vez que os computadores repetirão padrões estabelecidos com o uso de Machine Learning e Deep Learning.
Como vimos no artigo, a Inteligência Artificial pode ser aplicada em praticamente todos os departamentos de uma empresa, automatizando processos, facilitando tarefas, auxiliando na tomada de decisões e fornecendo informações relevantes para o crescimento e desenvolvimento dos negócios.
Para desfrutar de todo o poder que a Inteligência Artificial oferece, é fundamental contar com softwares de excelência, como MATLAB e Simulink. Com uma plataforma fácil de aprender e usar – por ser intuitiva e flexível – o MATLAB permite integrar a IA ao fluxo de trabalho completo, mesmo que você não tenha experiência com as tecnologias que envolvem esse campo.
Se você deseja aplicar a Inteligência Artificial nos seus negócios, a OPENCADD te convida a conhecer MATLAB e Simulink. Clique no link abaixo para fazer um teste grátis de 30 dias.