- Blog
- Como o Business Agility pode ajudar seu negócio!
Sumário
Como o Business Agility pode ajudar seu negócio!
Na era das rápidas e constantes evoluções tecnológicas que vivemos hoje, o negócio que não estiver pronto para se adaptar às mudanças frequentes do mercado está fadado ao fracasso.
A fim de obter mais desempenho, organização e flexibilidade, além de estarem prontas para as oscilações que o mercado oferece e liderar seu segmento nas inovações, muitas empresas estão adotando o conceito de Business Agility em suas fileiras.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você entenda o que é Business Agility e como a OPENCADD te ajuda a incorporar esse conceito no seu negócio.
Confira!
O que é e como surgiu o Business Agility?
Business Agility – traduzido para o português como Agilidade no Negócio – é um conceito que leva às organizações estratégias e comportamentos que visam torná-las empresas ágeis, com maior flexibilidade e liberdade para alcançar seus objetivos com mais rapidez, atingindo resultados satisfatórios, com custos reduzidos e eficiência nas decisões tomadas.
O Business Agility se desenvolveu, primeiramente, no mercado de softwares, como forma dos desenvolvedores responderem aos desafios que enfrentavam no dia a dia. Por isso, em 2001 foi criado o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software, que foi um dos pilares para o nascimento desse conceito. Esta é considerada a 1° onda do Business Agility.
A 2° onda da agilidade aconteceu entre 2007 e 2010, quando o mercado entendeu que houve uma ampliação das necessidades do ágil em diferentes times. Daí que aparecem os primeiros frameworks que escalam o ágil, como Nexus e Kanban. Por fim, a 3° onda surge em 2016, ao se perceber que era preciso levar a agilidade para outros setores, já que os serviços não dependiam apenas da TI.
A grande característica da terceira onda é a transformação da mentalidade ágil, a fim de aplicar essas práticas em todos os níveis da organização.
Assim, o Business Agility permite que negócios de diferentes segmentos se adaptem rapidamente às constantes mudanças do mercado, de forma que atenda os objetivos da empresa e as necessidades do cliente, se destacando de seus concorrentes.
Leia também:
Business Agility: o que é e quais são suas aplicações
O que é preciso para implementar o Business Agility?
Até o momento, vimos o Business Agility como um conceito que coopera para que as empresas sejam mais ágeis em seus segmentos e consigam se adaptar às rápidas mudanças que o mercado sofre. Mas, o que as empresas precisam fazer para implementar a agilidade em seus negócios?
Para que o Business Agility funcione na prática, é preciso estabelecer alguns pontos, como:
-
Cultura organizacional: para ser ágil, a empresa necessita mudar o mindset de seus profissionais e transformar os processos para que tenham agilidade e flexibilidade. Isso significa promover a autonomia entre os colaboradores, como criatividade e espontaneidade para realizar as tarefas e participação na tomada de decisões.
-
Adoção da tecnologia: para a agilidade funcionar, é preciso revisar os processos a fim de que correspondam ao novo modelo de negócio, incorporando as vantagens que a tecnologia traz.
-
Busca por inspiração: é importante estar atento ao mercado em busca de exemplos vindos de outras empresas, que utilizem o Business Agility desde seu princípio, como startups que, geralmente, são referência na adoção de novas tecnologias.
-
Inovação e funcionalidade: trazer as necessidades do cliente para o centro da tomada de decisões e estar apto a se adaptar ao mercado, a fim de obter uma rápida resposta às mudanças e assim se sobressair aos concorrentes.
Leia também: O que é model-based design e quais as suas vantagens
Como o Business Agility pode ajudar seu negócio?
O Business Agility pode trazer inúmeros benefícios para seu negócio, promovendo o crescimento da empresa e ganho de destaque no mercado. Entre as principais vantagens da aplicação desses conceitos na organização, podemos destacar:
1. Capacidade de lidar com as mudanças do mercado
Desenvolver uma mentalidade ágil na cultura da empresa, de forma que os colaboradores também se envolvam nas mudanças, traz a capacidade do negócio se adaptar de forma rápida e consistente a todas as mudanças que o mercado passa ao longo do tempo. Quanto mais depressa isso ocorre, maiores são as chances de se sobressair à concorrência.
2. Adequar produtos e serviços de forma ágil
As necessidades do cliente são frequentemente afetadas pelo surgimento de novas tecnologias e pelos problemas e soluções que surgem no mercado.
Pelo fato de um dos pilares do Business Agility ser o cliente no centro, é possível adequar produtos e serviços de forma ágil e eficiente àquilo que seu cliente precisa. Isso porque o time estará preparado para tomar decisões assertivas em prol dos objetivos da empresa e da necessidade dos clientes.
3. Alcançar a inovação
As práticas moldadas pelos conceitos de Business Agility promovem uma cultura de inovação na empresa. Isso significa que a tomada de decisões é compartilhada para favorecer o negócio como um todo e não apenas um setor específico.
Além disso, a inovação também pode ser vista como a criatividade para rentabilização, otimizando soluções para os clientes, os processos de negócios e a tecnologia aplicada em suas operações.
Quer mais agilidade nos negócios? Aposte no MATLAB e no Simulink
MATLAB e Simulink são softwares altamente capazes de promover toda essa agilidade no seu negócio.
Isso porque essas são ferramentas fáceis de aprender e usar – por serem intuitivas e flexíveis. Além disso, com elas é possível gerar códigos de forma automática. MATLAB e Simulink também oferecem modelos prontos de projetos, baseados no model-based design.
Além disso, promovem maior integração entre os times. Por permitirem o desenvolvimento de projetos virtuais, todas as áreas da empresa podem ter acesso a ele, a qualquer momento (inclusive de forma remota), diferentemente de um projeto físico.
Se você deseja mais agilidade em seu negócio, a OPENCADD te convida a conhecer o MATLAB e o Simulink. Acesse o site e faça um teste grátis de 30 dias.