Para alguns, o MATLAB é uma ferramenta que foi utilizada na época de faculdade; para outros – poucos, o MATLAB não é apenas um velho conhecido, mas também um instrumento base para seu trabalho. Estes são basicamente engenheiros formados ou pesquisadores, mas a grande maioria desconhece o nome e para que serve.
Aliás, eu diria que a maioria, incluindo aqueles que já ouviram falar da ferramenta, desconhece as aplicabilidades que o MATLAB possui.
Assim, este artigo tem o intuito de fazer uma breve introdução sobre a ferramenta, bem como desmistificar algumas impressões, para aqueles que apenas se recordam do tempo usado na faculdade.
Uma maneira simples e direta de explicar o instrumento é por meio de perguntas e respostas:
O MATLAB é um software de programação desenvolvido originalmente para facilitar cálculos numéricos, gráficos científicos e modelagem matemática. Seu nome vem de Matrix Laboratory, e sua principal aplicação é no desenvolvimento de aplicativos técnicos, muito utilizado em áreas como Engenharia, Ciência e Indústria.
Embora o MATLAB seja amplamente utilizado em cursos de Engenharia, a sua utilidade vai muito além disso. Ele é uma ferramenta poderosa que possibilita a criação de programas e simulações em diversas áreas, como controle, estatísticas e análises complexas. Porém, no Brasil, o MATLAB ainda é subutilizado por profissionais que desconhecem seu vasto potencial, principalmente na indústria.
O MATLAB pode ser utilizado para desenvolver algoritmos e realizar análise de dados e tendências estatísticas. Ele é ideal para simular diversos cenários e, após validar o projeto, implementá-lo em hardware. A grande vantagem é que o MATLAB possui interfaces de comunicação com praticamente qualquer dispositivo de borda (edge device) e sistemas de controle, incluindo soluções em cloud.
O MATLAB é uma ferramenta extremamente versátil, com quase nenhuma limitação quanto à sua aplicabilidade. Algumas das principais áreas de uso incluem:
Seja qual for o campo de atuação, o MATLAB pode ser usado para resolver problemas complexos, analisar grandes volumes de dados e desenvolver soluções inovadoras.
A base para qualquer aplicação no MATLAB é a coleta de dados. Dados são essenciais para qualquer decisão, seja estratégica ou tática. Quanto ao uso do MATLAB, não se preocupe com o desenvolvimento dos algoritmos ou interfaces com hardware e software: a OPENCADD oferece suporte completo para o desenvolvimento de projetos personalizados. A empresa conta com uma equipe altamente qualificada, composta por engenheiros, mestres e doutores, além de oferecer treinamentos para capacitar sua equipe nas ferramentas MATLAB e Simulink®.
Propriedade do Desenvolvedor: Como é uma ferramenta paga, qualquer aplicação desenvolvida no MATLAB, incluindo as que envolvem hardware ou software, se torna propriedade do desenvolvedor.
Toolboxes Especializadas: O MATLAB oferece uma ampla gama de toolboxes, que são módulos com funcionalidades específicas. Essas toolboxes são rigorosamente testadas, bem documentadas e ajudam a acelerar o desenvolvimento de soluções.
Compartilhamento em Cloud: É possível desenvolver aplicativos e compartilhá-los com todos os usuários da sua empresa via cloud, o que facilita a distribuição e utilização em larga escala.
Suporte e Atualizações: Como a ferramenta é paga, as licenças incluem suporte técnico e atualizações, o que garante que sua aplicação esteja sempre atualizada e funcione corretamente.
*Dependendo do tipo de licença e serviço de manutenção estar ativo.
Quer testar o MATLAB? Clique aqui.