Para alguns, o MATLAB é uma ferramenta que foi utilizada na época de faculdade; para outros – poucos, o MATLAB não é apenas um velho conhecido, mas também um instrumento base para seu trabalho. Estes são basicamente engenheiros formados ou pesquisadores, mas a grande maioria desconhece o nome e para que serve.
Aliás, eu diria que a maioria, incluindo aqueles que já ouviram falar da ferramenta, desconhece as aplicabilidades que o MATLAB possui.
Assim, este artigo tem o intuito de fazer uma breve introdução sobre a ferramenta, bem como desmistificar algumas impressões, para aqueles que apenas se recordam do tempo usado na faculdade.
Uma maneira simples e direta de explicar o instrumento é por meio de perguntas e respostas:
O nome MATLAB vem de Matrix Laboratory. É um software de programação apropriado ao desenvolvimento de aplicativos de natureza técnica. De maneira superficial, esta ferramenta é utilizada, em sua essência, em cálculos numéricos, gráficos científicos e modelagem matemática.
Amplamente utilizado em cursos acadêmicos de Engenharia, o MATLAB é uma ferramenta poderosa que possibilita você desenvolver programações e simular lógicas para fins de controle, estatística e análises.
Muito utilizado na indústria, mas pouco explorado no Brasil porque os profissionais não conhecem toda a potencialidade deste software.
Tudo que envolva análise de dados, tendências estatísticas e algoritmos de controle podem ser desenvolvidos na ferramenta, simular os vários cenários e com todo o projeto validado, implementado em Hardware. Isso porque o MATLAB hoje possui interface de comunicação com praticamente tudo que envolva edge devices e sistema de software de controle e gestão de processos, incluindo aplicações em CLOUD.
Praticamente não há limitações a sua aplicabilidade. Olhando para o cenário industrial, podemos citar quase tudo que envolva o tema INDUSTRIA 4.0, seja Machine Learning, Manutenção Preditiva, Deep Learning, DigitalTwin, Redes Neurais, Big Data etc. Se considerarmos o mercado financeiro, o MATLAB possibita desenvolver cenários específicos para análise de risco e machine learning.
A essência de tudo está na base de dados que hoje sua aplicação ou processo coleta. Dados são a base de qualquer tomada de decisão, seja ela estratégica ou tática. Com relação ao conhecimento técnico da ferramenta, desenvolvimento dos algoritmos e interfaces com hardware e software, não se preocupe. a OPENCADD possui um time de Engenheiros, Mestres e Doutores para ajudar no desenvolvimento do seu projeto específico, além de treinamentos que permitem capacitar seu time nas ferramentas desenvolvidas.
Por se tratar de uma ferramenta paga, além dos suportes* e atualizações das licenças*, toda e qualquer aplicação desenvolvida se torna propriedade do desenvolvedor.
Além disso, o MATLAB possui várias toolboxes, que basicamente são módulos com funcionalidades especificas, rigorosamente testadas e com documentação completa. Estas toolboxes permitem desenvolver sua aplicação de forma mais rápida.
Não menos importante, é possível desenvolver aplicativos e compartilhá-los para todos os usuários da sua empresa por meio da cloud.
*Dependendo do tipo de licença e serviço de manutenção estar ativo.
Quer testar o MATLAB? Clique aqui.