- Blog
- Entenda como a eletrificação pode oferecer novas oportunidades para empresas de tecnologia
Sumário
Entenda como a eletrificação pode oferecer novas oportunidades para empresas de tecnologia
A crescente demanda global por eletricidade tem impulsionado a adoção da eletrificação em diversos setores da economia. Essa tendência representa oportunidades promissoras para empresas de tecnologia, que podem desempenhar um papel fundamental de transformação e inovação neste novo cenário.
Segundo projeções da McKinsey, a demanda por eletricidade deve mais que triplicar nas próximas décadas, atingindo mais de 252 milhões de terajoules em 2050, o que destaca a importância de entender as implicações desse crescimento e as possíveis vantagens para as empresas de tecnologia.
Logo em seguida, vamos explicar como a eletrificação pode oferecer novas oportunidades. Acompanhe!
Novas oportunidades proporcionadas pela eletrificação em empresas de tecnologia
A eletrificação está criando novas oportunidades para empresas de tecnologia em diversos aspectos.
De acordo com a International Energy Agency (Agência Internacional de Energia, ou IEA), as organizações desse setor devem ficar de olho em oportunidades como as que destacamos a seguir.
Iniciativas sustentáveis
Segundo a IEA, grandes empresas de tecnologia estão se comprometendo com a transição para energia limpa, buscando investir em fontes como hidrogênio verde (H2V) e armazenamento de bateria, além de energia eólica e solar.
Essas iniciativas garantem que seus data centers sejam abastecidos 24 horas por dia, 7 dias por semana, com eletricidade sustentável, contribuindo para seus objetivos de neutralidade de carbono.
Digitalização para melhorar a eficiência energética
A digitalização desempenha um papel importante na melhoria da eficiência energética. Com o crescimento exponencial do uso de energia em data centers de grande escala, é fundamental adotar medidas adequadas ao aumento da demanda nos próximos anos.
Por meio de tecnologias digitais, é possível monitorar e controlar de forma mais precisa o consumo de energia, permitindo a identificação de oportunidades de otimização e a redução do desperdício.
Captação direta de ar
Dadas as emissões presentes na infraestrutura de energia existente e a necessidade de mitigar os impactos ambientais, a ampla adoção da captação direta de ar torna-se cada vez mais necessária.
Nesse contexto, as grandes empresas de tecnologia podem desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento e na implementação precoce de tecnologias de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS).
Além disso, elas podem impulsionar o crescimento de outras tecnologias importantes, como hidrogênio verde, armazenamento de energia de longa duração, energia nuclear e geotérmica.
Uso de ferramentas digitais
O uso de ferramentas digitais, como inteligência artificial (IA), também está abrindo novas oportunidades de eletrificação para empresas de tecnologia.
Já existem esforços promissores para utilizar IA na simulação de novos catalisadores para processos químicos mais eficientes e no desenvolvimento de novos materiais para baterias de maior capacidade.
Além disso, a pesquisa em aprendizado de máquina é fundamental para avanços em veículos autônomos, cujo impacto ambiental dependerá da forma como serão utilizados.
Recursos para educação e consulta dos consumidores
As grandes empresas de tecnologia podem desenvolver produtos de consumo que facilitem mudanças comportamentais, tornando-as confortáveis e até mesmo incentivando-as.
Aplicativos para smartphones, por exemplo, podem incluir calculadoras de carbono, informando os consumidores sobre o impacto ambiental de diferentes modos de transporte. Assim, será possível ajudar as pessoas a fazer escolhas mais sustentáveis.
MATLAB e Simulink: aplicações dos softwares para empresas de tecnologia
Toda tecnologia precisa de bons recursos para funcionar. Softwares como o MATLAB e o Simulink são amplamente utilizados por empresas de tecnologia, em especial quando se tem o desejo de adotar componentes eletrônicos mais sustentáveis.
O MATLAB é muito utilizado para análise de dados, inteligência artificial e processamento de sinais.
Por sua vez, o Simulink é usado para modelagem e simulação de sistemas dinâmicos, como sistemas embarcados e de controle.
Ambos os softwares são úteis para o desenvolvimento de algoritmos, modelos de otimização e soluções personalizadas.
Complementados por várias extensões, eles fornecem recursos poderosos para empresas que buscam inovação e eficiência em diferentes áreas tecnológicas.
Se esse é o caso do seu negócio, acesse agora nosso site e veja como nós, da OPENCADD, podemos contribuir para o uso eficiente de componentes eletrônicos e o desenvolvimento de novas oportunidades com a eletrificação em empresas de tecnologia.