A eletrificação dos veículos tem sido uma tendência ascendente nos últimos anos, impulsionando a mobilidade sustentável.
No entanto, ao contrário dos automóveis leves, em que a eletrificação avançou rapidamente, o mercado de veículos pesados tem enfrentado um progresso mais gradual.
Por sinal, em que pé anda esse processo? É isso que responderemos a seguir! Continue a leitura e saiba mais sobre as previsões do mercado para a eletrificação de veículos pesados.
As expectativas do mercado em relação à eletrificação de veículos pesados são marcadas por um cenário de evolução gradual, mas promissor.
Segundo projeções da KGP Automotive Intelligence, publicadas pelo portal Brasil Peças, espera-se um crescimento substancial em todas as categorias de eletrificação até 2032.
O destaque vai para a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio, que se posiciona como a solução futura para longas distâncias.
Esse panorama é influenciado por regulamentações e políticas atuais de economia de combustível, redução de emissões e mitigação dos gases do efeito estufa.
Entre os países líderes nesse processo inclui-se a China, que se comprometeu a atingir a neutralização total de carbono até 2060.
O bloco europeu, seguindo as práticas da Califórnia, onde a liderança em tecnologias de energia sustentável é uma meta nacional, também está comprometido com a eletrificação.
Cabe lembrar que diversos fatores desempenham papéis importantes nessa transformação, incluindo:
A análise desses elementos indica que os caminhões de entrega de curta distância e os ônibus urbanos são os candidatos ideais para uma implementação mais rápida da eletrificação.
Um marco importante nessa jornada foi a bem-sucedida instalação e teste de um sistema piloto de carregamento de megawatts pela Scania em parceria com a ABB E-mobility.
De acordo com informações do portal Mecânica Online, essa tecnologia representa um avanço nas soluções de carregamento eficiente e de alta potência para veículos pesados.
Esse teste inicial, demonstrando a viabilidade técnica do carregamento de alta corrente, representa o primeiro passo em direção ao sistema MCS da ABB E-mobility.
Tal metodologia permitirá a implantação progressiva de carregadores de alta potência, começando com 1.500 amperes e, eventualmente, chegando a 3.000 amperes.
Vale destacar que esse é um padrão de carregamento no qual a Scania e a ABB E-mobility têm investido, colaborando com a CharIN, com previsão de tornar-se padrão em 2024.
A tecnologia MCS é especialmente importante para caminhões elétricos de longa distância da Scania, em que tanto o tempo de direção quanto os intervalos de descanso são regulamentados por lei.
Para atender a essas regulamentações, os veículos devem ser capazes de carregar energia suficiente durante um período de 45 minutos para operar por mais 4,5 horas.
Dada a capacidade limitada das baterias, o carregamento rápido e de alta potência é essencial para a viabilidade dessa transição para a eletrificação.
O MATLAB® e o Simulink® desempenham um papel fundamental nos projetos de eletrificação de veículos pesados.
Eles oferecem uma ampla gama de capacidades que são vitais para o desenvolvimento eficaz desses sistemas.
Os softwares permitem a modelagem completa de sistemas de propulsão elétrica, incluindo componentes como motores, inversores, baterias e transmissões. Isso possibilita a simulação precisa de todo o sistema e a análise do desempenho.
Mais ainda, o MATLAB e o Simulink são cruciais no desenvolvimento de sistemas de gestão de baterias (BMS). Isso porque eles permitem a criação de algoritmos avançados que monitoram e controlam as baterias para melhorar o desempenho, a segurança e a vida útil.
A otimização de estratégias de controle também é facilitada por essas ferramentas, o que ajuda a aprimorar a eficiência energética, o desempenho e o conforto dos veículos elétricos.
A capacidade de simular diferentes cenários de condução é outra vantagem importante. Com ela, torna-se possível avaliar o consumo de energia, a autonomia e o comportamento dinâmico dos veículos elétricos.
A análise térmica, essencial para a eficiência e a segurança dos componentes eletrônicos e baterias, também pode ser realizada de forma detalhada com o MATLAB e o Simulink.
Além disso, essas ferramentas facilitam a integração de sistemas de recarga, tanto on-board quanto off-board.
Possibilitam, ainda, o desenvolvimento de serviços conectados, como diagnóstico remoto, atualizações over-the-air e serviços baseados em localização.
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