À medida que os veículos autônomos se tornam uma realidade cada vez mais tangível, enfrentamos um desafio crucial: como garantir o reconhecimento eficaz de objetos em condições climáticas adversas, como chuva e neblina? A resposta pode residir na combinação inteligente de tecnologias.
Daniel Carvalho, 25 anos, natural de Itapeva (SP), um profissional apaixonado por inovação e tecnologia, já se destacava durante sua graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde recebeu o prêmio de Destaque de Novos Engenheiros pela Associação de Engenharia Automotiva.
Seu trabalho de conclusão de curso, intitulado como "Análise Comparativa de Algoritmos de Clusterização para Reconhecimento de Objetos em Sistemas de Radar Automotivo", foi um marco nesse reconhecimento, orientado pelo professor Max Mauro Dias Santos, fundador do Grupo de Sistemas Automotivos (GSA), e responsável por apresentar novos conhecimentos sobre o mundo automotivo a Daniel.
Hoje, Daniel atua remotamente como Analista de Testes no departamento de Engenharia de Testes e Validação de Software na Marelli, mas ainda possui vínculos com o GSA (Grupo de Sistemas Automotivos), participando também do projeto Rota 2030 - SEGCOM, devido à continuidade de seus estudos ao iniciar o Mestrado Acadêmico na UTFPR de Ponta Grossa (PR), determinado a levar sua teoria para além dos papéis e prová-la na prática.
Sua pesquisa visa implementar radares em veículos autônomos para o reconhecimento de objetos através de point clouds e clusterização (algoritmos de agrupamento). Para o desenvolvimento e simulações, ele contará com os softwares MATLAB® e Simulink®, produtos MathWorks, líder em soluções de software para análise e simulação de sistemas complexos.
Daniel está entusiasmado com o potencial dessa abordagem para melhorar a segurança e a eficiência dos veículos autônomos. Em breve, espera compartilhar resultados concretos e insights valiosos derivados dessa pesquisa.
Fique atento para mais atualizações e avanços emocionantes à medida que Daniel continua a desbravar novos horizontes na tecnologia de veículos autônomos.
O futuro está chegando. E rápido!