Fale conosco

Hidrogênio verde: uma alternativa para a descarbonização do futuro

30/10/2023
5 min. de leitura

O hidrogênio verde (H2V) emerge como uma solução promissora na busca pela descarbonização do futuro. Obtido por meio da eletrólise da água, esse processo utiliza energia limpa e renovável, sem gerar emissões de CO2. 

A separação de hidrogênio e oxigênio da água por meio de corrente elétrica requer fontes de energia limpa, como solar, hídrica ou eólica. 

No contexto brasileiro, o hidrogênio verde apresenta-se como uma ferramenta vital para o armazenamento de energia renovável em momentos de alta produção e baixa demanda elétrica. 

A seguir, falaremos mais sobre o potencial do hidrogênio verde como um importante componente na transição para uma matriz energética mais sustentável e resiliente. Acompanhe!

O hidrogênio verde e as projeções para o futuro

Hidrogênio verde e as projeções para o futuro

Um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que o Brasil está diante de uma oportunidade única para liderar a transição global para o hidrogênio verde.

Ou seja, temos em mãos um grande potencial para turbinar nossa economia e melhorar as questões relacionadas à sustentabilidade.

A CNI também apontou algumas projeções para o futuro do hidrogênio verde, que destacamos adiante.

Oportunidade de investimentos e ganhos econômicos

Desde 2021, uma onda de investimentos em hidrogênio sustentável foi anunciada, com previsões de aproximadamente US$ 500 bilhões até 2030. 

O Brasil tem o potencial de atrair ainda mais investimentos nessa área, resultando em uma cascata de benefícios econômicos.

Sendo assim, a produção de hidrogênio sustentável criará empregos, renda e poderá alterar positivamente a balança comercial do país.

Descarbonização dos transportes

O hidrogênio verde é uma fonte energética renovável e não poluente que se destaca como o combustível do futuro. Ele está alinhado com a busca por soluções energéticas limpas.

A versatilidade do hidrogênio verde o torna uma peça fundamental na transição para uma economia de baixo carbono.

Isso abrange setores desafiadores de descarbonizar, como transporte de carga, aviação e transporte marítimo levando em consideração possíveis vantagens logísticas.

Investimentos em tecnologias para armazenamento e transporte de H2V

Após a produção, o H2V pode ser transportado e armazenado de várias maneiras, como gás, líquido ou absorvido em materiais. Essa diversidade permite a adaptação dele às necessidades locais e à infraestrutura existente.

Investir em tecnologias seguras e custos competitivos para o transporte e armazenamento é essencial para explorar plenamente o potencial do hidrogênio verde como uma fonte energética sustentável.

A importância do hidrogênio verde para a sustentabilidade e geração de energia limpa

O hidrogênio verde desempenha um papel fundamental na busca por uma fonte de energia sustentável e na redução das emissões de carbono. De tal forma, essa alternativa torna-se importante por uma série de motivos.

Primeiramente, o hidrogênio verde é uma fonte energética renovável e não poluente, representando um marco na transição para uma economia de baixo carbono. 

Além disso, o H2V também desempenha um papel essencial na descarbonização global, sendo uma fonte sustentável que não emite gases poluentes durante a produção ou combustão. 

A capacidade de armazenamento e a versatilidade do hidrogênio verde permitem a conversão em eletricidade ou em combustíveis sintéticos. Atende-se, assim, a uma ampla gama de necessidades comerciais, industriais e de mobilidade.

Cabe ainda lembrar que o hidrogênio verde não é tóxico, está amplamente disponível e é produzido silenciosamente, contribuindo positivamente para o meio ambiente.

Para finalizar, é importante ressaltar os ganhos econômicos significativos proporcionados. Aqui estamos falando sobre o estímulo ao desenvolvimento regional, além da geração de empregos e renda para os países que investem nessa fonte energética sustentável.

MATLAB e Simulink: soluções tecnológicas e robustas para um futuro descarbonizado

Hidrogênio verde: MATLAB e Simulink

MATLAB® e Simulink® são soluções tecnológicas robustas e essenciais para impulsionar a transição rumo a um futuro descarbonizado.

Como vimos, por conta do crescimento das energias renováveis, como o hidrogênio verde, o Brasil desempenha um papel vital na produção de fontes limpas e inesgotáveis.

Para desenvolver, armazenar e gerenciar eficientemente essas soluções, precisamos de ferramentas poderosas. O MATLAB e o Simulink então oferecem uma plataforma ideal para engenheiros e cientistas trabalharem em projetos de energia renovável.

Quando combinados, esses softwares realizam processos de modelagem, simulação e análises avançadas, ajudando a otimizar processos e sistemas de energia limpa. 

Hidrogênio verde e simulação

Que tal explorar todo o potencial do MATLAB e do Simulink para projetos sustentáveis com hidrogênio verde? Acesse nosso site e veja como adquirir as licenças para sua organização ou instituição. Não perca essa oportunidade!