Mobilidade urbana sustentável é um tema que vem sendo cada vez mais discutido nos últimos. Isso porque esse é um assunto que impacta – direta ou indiretamente – todo o planeta, já que trata dos problemas de deslocamento pelas cidades causados pelo transporte, como o trânsito e a emissão de poluentes pelos veículos.
Neste artigo, você vai entender melhor o conceito de mobilidade urbana sustentável e alguns exemplos de como ela pode ser facilmente aplicada por meio das ferramentas tecnológicas da OPENCADD.
Acompanhe!
Mobilidade urbana sustentável é a união de dois conceitos que aqui se complementam. Enquanto a mobilidade urbana trata de buscar melhores condições de deslocamento de pessoas e bens pelas cidades, a sustentabilidade visa suprir as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de gerações futuras terem atendidas suas necessidades.
Assim, mobilidade urbana sustentável diz respeito a maneiras de deslocamento pela cidade que não prejudiquem o meio ambiente.
Entre as principais ações para promover a mobilidade urbana sustentável está o combate aos problemas ocasionados pelo transporte cotidiano, como o trânsito cada vez mais intenso (movido a combustíveis fósseis) e o consequente aumento da poluição do ar. A solução busca trazer um modelo de locomoção mais eficaz e menos poluente.
Para isso, as cidades precisam criar uma infraestrutura que seja mais acessível e amigável para outros meios de locomoção alternativos, que substituam os carros movidos a combustíveis fósseis, tão prejudiciais ao meio ambiente.
Também é fundamental reforçar a aposta em transportes coletivos, que não só diminuam a emissão de gases poluentes, como ajudem a reduzir a quantidade de veículos nas cidades.
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Agora que já pudemos entender qual é o conceito de mobilidade urbana sustentável, vejamos alguns exemplos de como ela pode ser aplicada.
Como dissemos anteriormente, a ampliação do transporte coletivo é uma das soluções mais eficientes para melhorar o deslocamento da população pela cidade.
Mas, além disso, é importante que haja integração desse sistema, otimizando e criando rotas que combinem metrôs, trens, ônibus, carros de aplicativos, entre outros. A implementação de ônibus elétricos e a criação de ciclovias também é uma excelente alternativa de sustentabilidade.
Entre as opções de transporte alternativo, que têm se popularizado nos últimos anos, podemos incluir o uso de patinetes elétricos e bicicletas, que se intensificaram bastante durante a pandemia, como alternativa de transporte individual.
Inclusive, em muitas cidades já são oferecidos serviços de compartilhamento de bicicletas e patinetes.
Esta é uma maneira de promover a mobilidade urbana sustentável, que muitas empresas podem adotar para reduzir a quantidade de carros na rua, diminuindo também o trânsito viário.
A ideia da carona compartilhada é unir pessoas que moram próximas e vão para o mesmo lugar, a fim de que se desloquem em um único veículo.
Um dos principais exemplos de mudança do desenho urbano é o projeto “Cidade de 15 Minutos”, realizado em Paris, que visa permitir que atividades diárias e cotidianas, como ir a farmácias e supermercados, estejam a uma distância de até 15 minutos a pé das residências.
Conforme os estabelecimentos ficam mais próximos das residências, o espaço que era utilizado por esses automóveis dão lugar a outros meios de transporte.
A utilização de combustíveis renováveis é outra maneira muito eficiente de promover maior sustentabilidade no que concerne à mobilidade urbana.
Alguns exemplos de combustíveis renováveis ou não fósseis, ou seja, aqueles formados por recursos naturais que se renovam em intervalos curtos de tempo, são o biodiesel, o etanol e, principalmente, fontes de energia elétrica.
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MATLAB e Simulink são ferramentas que podem contribuir muito para a implementação de ações voltadas à mobilidade urbana sustentável. Um dos exemplos da utilidade dos softwares nessa área é o Electric Bus Powertrain (EBPS).
O EBPS é um modelo matemático projetado por meio do subsistema de ônibus elétrico implementado com uso do Simulink e do MATLAB. Esse modelo possui vários outros subsistemas, que são utilizados para calcular parâmetros específicos.
Um deles representa o trem de força do veículo (Powertrain System), levando em consideração as forças que trabalham contra o seu movimento e as relações de transmissão envolvidas. Assim, ele é capaz de calcular a quantidade de energia necessária para que um ciclo de condução seja concluído.
Outro subsistema possibilita o cálculo da quantidade de energia que pode ser
possível recuperar da frenagem regenerativa (KERS), levando em consideração a energia cinética do veículo. Além disso, outros subsistemas tratam das baterias e supercapacitores, avaliando se são capazes de absorver a energia de frenagem.
Tudo isso é possível porque o MATLAB é um software de alto desempenho para computação numérica, visualização de dados e programação, em um ambiente fácil de usar onde os problemas e soluções são expressos em notação matemática familiar.
Já o Simulink é um pacote de software para modelagem, simulação e análise de diversos sistemas, que suporta sistemas lineares e não lineares, modelados em tempo contínuo, amostrado ou híbrido.
Através da interface gráfica do usuário (GUI) oferecida pelo Simulink, é possível construir modelos com diagramas de blocos, depois simulá-lo, usando uma variedade de métodos de integração. Com o MATLAB e o Simulink, é possível desenvolver, simular, analisar e e testar modelos para qualquer cenário da mobilidade urbana.
Como podemos ver, as possibilidades do MATLAB e Simulink em projetos de mobilidade urbana sustentável são infinitas. Se você deseja conhecer mais dessas ferramentas, a OPENCADD te convida a acessar o site e fazer um teste grátis de 30 dias.