Nesta data, em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, nós da OPENCADD, não poderíamos deixar de prestar homenagem, especialmente àquelas que são reconhecidas por sua atuação na tecnologia.
Várias mulheres ocupam lugar de destaque na história:
Foi a primeira mulher negra a ter a autoria de artigos reconhecida na NASA. Foi responsável por calcular a trajetória da missão Apollo 11.
Considerada a mãe da programação de computadores, criou a Linguagem Comum Orientada para Negócios (COBOL, na sigla em inglês), a primeira linguagem complexa de computador, utilizada até hoje por empresas de todo o mundo.
É considerada a ‘mãe da Internet’ por sua invenção do protocolo Spanning Tree (STP), fundamental para a operação de pontes de rede mais conhecida por bridge (redes de computadores). Fez grandes contribuições para diversas áreas de design e padronização de redes, como os protocolos de roteamento link-state.
Considerada pela ONU uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo. E, pela Forbes uma das 20 Mulheres Mais Poderosas do Brasil. É sócia e fundadora do Movimento Black Money – hub de inovação para inserção e autonomia da comunidade negra na era digital.
CEO do YouTube desde o início de 2014. Anteriormente, a executiva foi peça fundamental na compra da rede de compartilhamento de vídeos pelo Google. Também é conhecida por ser uma figura presente nas listas de maiores empreendedores e de mulheres poderosas.
Na atualidade, muitas mulheres estão em diversas áreas da Engenharia, seja programando, calculando, educando…
Nossos parabéns às profissionais, educadoras e estudantes!
Que vocês estejam muito mais presentes nesta área.