Diante de tantos webinars que a OPENCADD traz ao público sendo referência em tecnologia com mais de 34 anos de mercado, os diversos setores estão expandindo seus horizontes por meio das várias soluções embarcadas nas ferramentas tecnológicas (MATLAB e Simulink). Porém, agora a OPENCADD está oferecendo também soluções e equipamentos para o setor Agro.
O setor agropecuário está demandando modificações que consistam em garantir mais rastreabilidade da proteína, maior controle sanitário, atender exigências regulatórias de países e mercados, bem como assegurar bem-estar dos animais.
O caminho para atender estas demandas passa por implementar o rastreio individual de animais. Na suinocultura, por exemplo, essa ideia tem se tornado um fator fundamental, pois abre margem para alimentos mais regulados, traz segurança alimentar aos clientes, gera respostas essenciais para a evolução genética, e claro, gera melhoria no processo de criação de suínos.
Os impactos dessas iniciativas vão desde de redução dos elevados níveis de perda de suínos, melhoria de controle de doenças, aprimoramento do processo de desclassificação de animais e até melhor compreensão da conversão alimentar. Isto tudo é viável porque a partir da coleta automatizada de dados e inserção da inteligência artificial (redes neurais, por exemplo) é possível implementar o conceito de predição onde podemos antecipar o peso do animal já com as primeiras coletas de informação.
Leia também:
Como a utilização de drones pode ajudar na agricultura
Os componentes criados e fabricados pela OPENCADD fazem o gerenciamento dos leitões a partir do seu nascimento por meio da tag de RFID. Quando esta tag é registrada por um robô autônomo, que também foi desenvolvido pela OPENCADD, o leitão fica vinculado e registrado com a matriz e doador. Isso permite monitorar todos os eventos de movimentação e manejo do animal do inicio ao registro final da proteína total.
Isso significa que podemos vincular a proteína gerada por cada parto, identificada a matriz e doador. Com isso é possível analisar a performance dos doadores, das matrizes e dos locais em que os animais foram alojados, identificando os fatores que aumentam ou diminuem a produtividade durante todo o ciclo.
Além disso, o sistema único e inovador criado pela OPENCADD opera na nuvem, com sistemas IoT para captura de dados e interação com o usuário, garantindo uma base sólida de informação que permite análises avançadas e aplicação em modelos de inteligência artificial (IA).
A prototipagem dos sensores envolvidos no sistema elétrico, movimentação do robô, dentre outros sistemas de controle, foram testados e validados virtualmente para depois serem inseridos em campo de maneira assertiva.
Importante ressaltar o quão rápido esse projeto foi desenvolvido por meio das toolboxes contidas nos softwares MATLAB e Simulink. Além dos softwares, a equipe de engenheiros da OPENCADD envolvida no projeto relatou vários benefícios no uso das ferramentas tecnológicas, dentre eles destacam-se: redução de até 50% do tempo de desenvolvimento, monitoramento total dos modos de controle, geração automática de código, redução no número de linhas de código, antecipação de falhas e erros entre o sistema virtual e o hardware etc.
Com a rastreabilidade individual implantada, a melhoria contínua assegura milhões em redução de perda e recuperação de receita. Todas as soluções tecnológicas necessárias para a expansão e modernização das suinoculturas ou de outros processos que exigem rastreio individual já estão prontas aqui na OPENCADD.
Quer saber mais? Entre em contato, ficaremos felizes em ajudar!