Fale conosco

Por que o hidrogênio verde é a energia do futuro?

28/11/2022
8 min. de leitura

Se você ainda não ouviu falar a respeito do hidrogênio verde, pode ter certeza que em breve ouvirá, afinal, essa fonte energética vem ganhando cada vez mais importância e espaço nas discussões que envolvem o desenvolvimento de energias sustentáveis e renováveis.

Sendo um elemento químico que existe em profusão em qualquer lugar do planeta, o hidrogênio se apresenta como uma fonte inesgotável de energia. E, quando produzido por meio de fontes limpas – como a energia solar e eólica – temos o chamado hidrogênio verde.

Neste artigo, você vai entender porque o hidrogênio verde é a energia do futuro e como ele impactará a vida das pessoas.

Acompanhe!

 

O que é o hidrogênio verde?

O hidrogênio verde é uma fonte de energia renovável e sustentável, considerada atualmente “a energia do futuro”. 

Isso porque o hidrogênio é o elemento químico mais abundante da natureza. Dessa forma, ele é renovável, ou seja, praticamente infinito. E, quando produzido através da eletricidade oriunda de fontes limpas, como a solar e a eólica, temos o hidrogênio verde que, além de renovável, também é sustentável, contribuindo assim para a diminuição das emissões de carbono no planeta.

Veja também: Hidrogênio verde é o novo diesel

Em condições normais, o estado natural do hidrogênio é um gás sem cor, cheiro ou sabor. Para obtê-lo em sua forma líquida e/ou gasosa, é necessário separar o hidrogênio (H²) do oxigênio (O²) a partir de uma molécula de água (H²O). 

Moléculas de hidrogênio

Isso é feito por meio de um processo chamado eletrólise. Para que esse processo seja realizado, é preciso utilizar uma grande quantidade de energia, que alimentará dois eletrodos submersos na água, aplicando-lhes uma corrente elétrica contínua até a separação dos elementos químicos.

Assim, para ganhar o selo “verde”, a eletricidade usada na eletrólise da água precisa ser retirada de fontes limpas, renováveis e sustentáveis, como as já citadas energias solar e eólica, reduzindo assim a pegada de carbono no planeta e a emissão dos gases de efeito estufa.

 

Leia também: Mobilidade urbana sustentável: quais os maiores desafios?

 

Por que o hidrogênio verde é a energia do futuro?

Como dissemos anteriormente, o hidrogênio verde é uma fonte de energia sustentável e renovável, com grande potencial para contribuir na redução da emissão de gases poluentes ao meio ambiente.

E, para entender porque o hidrogênio verde é a energia do futuro, selecionamos e respondemos algumas perguntas que ajudam a explicar a importância dessa fonte energética.

1. Qual o grande diferencial do hidrogênio verde?

O hidrogênio existe em abundância no planeta terra, sendo inclusive já utilizado como fonte de energia. No entanto, recebe os selos “azul” e “cinza”, pois é produzido utilizando-se de energia oriunda de combustíveis fósseis.

Dessa forma, o grande diferencial do hidrogênio verde é ser produzido por meio de fontes limpas e renováveis. 

Além disso, como consequência dessa produção sustentável, o hidrogênio verde contribui para o crescimento da produção das energias eólica e solar, já que estas serão utilizadas para a extração do elemento químico em sua forma líquida e gasosa, que posteriormente poderá ser utilizado em carros ou aviões, por exemplo.

 

2. Quais indústrias ganham mais com o hidrogênio verde?

Além do setor de energia renovável, fundamental para o desenvolvimento e crescimento do hidrogênio verde, outras indústria que podem se beneficiar com o uso dessa fonte de energia são, por exemplo:

  • As indústrias químicas, por sua experiência no uso e transporte de gases, como o hidrogênio.

  • Concessionárias de gás natural, que possuem grande conhecimento também no transporte desse material.

  • Empresas que desenvolvem eletrolisadores e células de combustível.

 

Esses são apenas alguns exemplos de um mercado que tem potência para movimentar a economia do país de forma exponencial.

 

Leia também: Eletrificação: um mar de oportunidades!

 

3. Quando o hidrogênio verde deve virar realidade na vida das pessoas?

Especialistas afirmam que o hidrogênio verde começará a desempenhar um papel importante na vida das pessoas até o final desta década, inicialmente em infraestrutura e indústrias de gases e aço. 

Mas, não levará muito mais tempo para que o hidrogênio verde esteja suprindo a necessidade de energia solar durante o inverno, fornecendo energia para o aquecimento de casas. Além disso, será utilizado em células de combustível para mover carros, trens, navios e aviões.

 

Leia também: Veículos híbridos e etanol híbrido: como funciona?

 

4. Por que o hidrogênio verde se tornou mais viável agora?

O principal motivo de impedimento para um maior uso do hidrogênio verde até hoje foi o custo. Sua produção sempre foi muito mais cara do que o hidrogênio produzido a partir de combustíveis fósseis.

No entanto, alguns fatores têm contribuído para virar na chave e tornar essa fonte limpa viável para produção: o primeiro é a queda nos preços de equipamentos, que fazem com que o hidrogênio verde possa competir com o hidrogênio cinza utilizado atualmente nas indústrias.

Além disso, os enormes avanços tecnológicos atuais promovem ainda mais redução de custos e maior eficiência na produção, o que permite seu uso como combustível de veículos de locomoção.

Por fim, as políticas governamentais de grande parte dos países vêm priorizando a redução das emissões de carbono até o ano de 2050. Para isso, os governos injetam dinheiro e criam subsídios para que indústrias importantes aumentem seus investimentos em fontes de energia limpa, como o hidrogênio verde.

 

Hidrogênio verde: MATLAB e Simulink

Como vimos no artigo, o hidrogênio verde é uma fonte de energia renovável e sustentável que vem ganhando uma importância muito grande em todo o mundo, devido à sua abundância, possibilidade de benefícios e crescimento de diversas indústrias e diminuição dos gases de efeito estufa que tanto prejudicam o planeta.

Para desenvolver projetos voltados ao uso eficiente de energias renováveis, é fundamental que engenheiros e cientistas tenham à disposição ferramentas que possam proporcionar soluções tecnológicas robustas e eficazes.

É isso que os softwares MATLAB e Simulink oferecem aos profissionais dos mais diversos setores, entregando uma plataforma completa para o desenvolvimento dos diversos sistemas que envolvem as áreas energética e elétrica, incluindo projetos que envolvem o uso do hidrogênio verde.

Se você deseja conhecer todo o poder que o MATLAB e o Simulink oferecem em projetos de energia renovável, a OPENCADD te convida a acessar o site e fazer um teste grátis de 30 dias.

Quero fazer o teste gratuito