Por Lisa Harvey
(Autora contribuinte da comunidade MATLAB, blogger da MathWorks)
Desperdício de comida é uma preocupação global. Afeta diretamente nosso meio ambiente pela emissão de gases de efeito estufa em aterros sanitários. Isso sem falar na imensa quantidade de água necessária que é gasta na produção de comida que, no final do ciclo, não é aproveitada.
Cerca de 1/3 de toda a comida produzida no mundo para consumo humano todos os anos – aproximadamente 1.3 bilhões de toneladas – se perde ou é descartada (Dados da Food and Agriculture organization of the United Nations)
Cerca de 95% dos alimentos descartados acabam em aterros sanitários e uma vez nestes locais a comida produz gás metano, que contribui para o efeito estufa e mudanças climáticas (Dados da US Environmental Protection Agency)
Alimentos cultivados e descartados resultam em um enorme desperdício de água também. De acordo com o Smithsonian.com, jogar uma maçã no lixo representa jogar fora 25 galões (cerca de 94 litros) de água diretamente no ralo; já meio quilo de carne descartado é o mesmo que despejar 1800 galões (cerca de 6.800 litros) de água no ralo.
O desperdício de comida acontece ao longo de toda a cadeia produtiva – produtores, distribuidores, restaurantes e consumidores – e muitos setores tem utilizado a tecnologia para enfrentar este problema. Para mercados, reduzir do desperdício de comida não é bom somente para o meio ambiente, mas também ótimo para suas finanças. Muitos mercados tem implementado programas para reduzir o desperdício, desde o gerenciamento da cadeia de suprimentos até promoções direcionadas para vender a comida fresca antes do vencimento da data de validade.
De acordo com um novo ranking de supermercados desenvolvido pelo The Grocer, Tesco (multinacional varejista britânica), é a empresa que tem feito o melhor trabalho no combate ao desperdício de alimentos. Segundo especialistas
A abordagem pioneira da Tesco sobre o desperdício de alimentos nas lojas e ao longo de toda a cadeia produtiva, rendeu elogios por sua transparência, inovação, comprometimento e resultados. Os níveis de investimento e a seriedade com a qual a Tesco está enfrentando o desafio são inigualáveis.
A Tesco adotou uma abordagem multi-facetada, incluindo parcerias como a distribuição de comida para caridade e promoções de vegetais esteticamente imperfeitos a preços reduzidos. Eles adotaram também a análise de dados para reduzir o desperdício ao longo de toda a cadeia.
A Tesco utiliza dados para a redução do desperdício de alimentos. O sistema de pedidos da Tesco processa cerca de 55 milhões de quilos de alimentos todos os dias. A empresa utilizou análise de dados para aumentar a cadeia de suprimentos e reduzir o desperdício. Seu sistema utiliza centenas de terabytes de dados coletados de diversas lojas para desenvolver, treinar e testar seus algoritmos.
A Tesco utiliza também dados de previsão do tempo para prever de forma mais precisa como a demanda por comida pode variar. O senso comum diz que pessoas compram mais saladas em finais de semana quentes durante o verão. Os dados dizem exatamente quanto mais de salada: 42%. Este método ajuda a minimizar o desperdício de alimentos assegurando a quantidade correta de produto disponível em cada localidade.
A Tesco também desenvolveu um sistema para determinar o quão agressiva tem que ser a redução de preços em produtos com data de validade próxima. O objetivo é vender os produtos antes que eles precisem ser descartados por vencimento.
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Baseado no estoque remanescente e modelos de taxa de vendas de produtos, os algotitmos do MATLAB ajustam os preços ao longo do dia em cada loja. A Tesco utiliza tratamento de dados e machine learning para entender e melhorar a efetividade do processo de redução de preços.
Os efeitos da redução dos preços variam de acordo com as taxas de vendas dos produtos. Esta figura mostra que o aumento da taxa de vendas é mais uniforme para produtos de vendas rápidas. Esta figura faz parte da apresentação da Tesco na MATLAB UK Expo.
Uma coisa é usar dados para tomar decisões. Outra é mostrar os dados sobre suas conquistas. A Tesco foi a primeira empresa a publicar seus dados sobre desperdício de alimentos. Com o sistema de ajustes de preços em vigor, a Tesco reduziu as perdas em 2% ao ano. De acordo com RetailWeek:
“… os algoritmos desenvolvidos pelo time de análise de dados da cadeia de suprimentos da Tesco criam descontos que são transmitidos a dispositivos portáteis nas lojas, evitando cerca de £30 milhões de desperdício nos estoques por ano. Ao utilizar análise de dados, a empresa também melhorou os níveis de estoque nos depósitos de distribuição, economizando cerca de £50 milhões anualmente.
Texto traduzido do original em inglês encontrado no site da MathWorks.