O sistema ADAS é uma das tecnologias que recorre a softwares e sensores capazes de alertar motoristas e até mesmo agir em casos em que um acidente pode estar prestes a acontecer.
Considerando que a segurança sempre foi uma constante no mercado automotivo, o avanço da tecnologia está contribuindo para preservar a vida de motoristas, passageiros e pedestres.
Preparamos este conteúdo para que você possa entender como o sistema ADAS funciona e como podemos ajudar você a implementar essa ferramenta na sua organização. Saiba mais, a seguir!
O sistema de Assistência Avançada ao Condutor (ADAS, do inglês Advanced Driver Assistance Systems), como o próprio nome indica, é uma tecnologia inovadora projetada para enriquecer a experiência de condução em veículos automotivos.
Trata-se de uma ferramenta que oferece mais conforto e um aumento significativo na segurança dos ocupantes do veículo e dos pedestres.
A disponibilidade do sistema ADAS transcende as barreiras dos veículos de alto padrão, estendendo-se até mesmo a modelos mais acessíveis, democratizando o acesso a uma condução mais segura e aprimorada.
Tal sistema é uma fusão de soluções avançadas, equipamentos de ponta e sensores inteligentes. Todos esses itens trabalham em conjunto para executar uma variedade de funções essenciais, tais como:
Essa função permite que o veículo pare ou diminua a velocidade automaticamente para evitar colisões.
Por exemplo, muitos carros agora podem detectar a iminência de uma colisão frontal e aplicar os freios automaticamente. Muitas vezes isso é feito mais rapidamente do que um motorista poderia reagir.
É um recurso que avisa o motorista quando o veículo começa a desviar de sua faixa sem o uso de setas, ajudando a prevenir colisões laterais e saídas de faixa.
Além de alertar sobre a saída de faixa, o sistema ADAS pode automaticamente corrigir a trajetória do veículo para mantê-lo dentro da faixa. Essa tecnologia é particularmente útil em longas viagens em autoestradas.
É um sistema que ajusta automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância segura dos veículos à frente.
Tudo isso adaptando-se às mudanças de velocidade do trânsito sem intervenção do motorista.
É uma ferramenta que alerta o motorista sobre a presença de veículos ou obstáculos nos pontos cegos do veículo, aumentando a segurança ao mudar de faixa.
Cabe lembrar que, embora o ADAS desempenhe um papel fundamental na promoção de uma condução segura, ele oferece recursos que pavimentam o caminho para a direção semi-autônoma.
Também é vital enfatizar que a supervisão e o envolvimento ativo do motorista continuam sendo indispensáveis. Portanto, os sistemas ADAS complementam, mas não substituem, a atenção e a responsabilidade do condutor.
É importante considerar que existem diferentes tipos de sistemas ADAS. Entre os principais deles, destacamos os seguintes:
O Sistema de Assistência de Permanência em Faixa (LKS - Lane Keeping System) é uma tecnologia avançada projetada para aumentar a segurança na direção.
Utilizando uma câmera estrategicamente posicionada na parte superior do para-brisa, esse sistema monitora continuamente as marcações de faixa na estrada.
Assim, quando detecta um desvio não intencional do veículo em relação à sua faixa, o LKS intervém automaticamente, ajustando a direção para manter o veículo centrado na faixa.
Essa correção é realizada de forma sutil, mas eficaz, realinhando o veículo sem sobressaltos para o motorista.
O Controle de Velocidade Adaptativo (ACC - Adaptive Cruise Control) representa outro marco da inovação automotiva.
O sistema vai além das funcionalidades de um cruise control tradicional, pois pode automaticamente ajustar a velocidade do veículo para manter uma distância segura em relação ao veículo à frente.
Por isso, equipado com um radar de alta precisão na parte frontal do carro, o ACC monitora a distância e a velocidade dos veículos à frente, ajustando a velocidade por meio de acelerações suaves e frenagens, conforme necessário, para uma viagem mais confortável e segura.
Já o Assistente de Frenagem de Emergência (BAS - Brake Assist System) é uma tecnologia essencial para a prevenção de colisões.
Empregando um conjunto de sensores e câmeras avançadas, o sistema é capaz de identificar situações em que o motorista pode não conseguir reagir a tempo, ativando automaticamente os freios para minimizar o risco de acidente.
Essa intervenção rápida pode ser a diferença crucial para evitar colisões em situações de emergência.
Similarmente, o Sistema de Detecção de Pedestres (PCW - Pedestrian Collision Warning) é especializado em evitar acidentes com pedestres e ciclistas.
Utilizando sensores de alta tecnologia instalados na parte frontal do veículo, o PCW monitora a presença de pedestres e ciclistas. Dessa forma, acionando automaticamente os freios caso detecte um risco iminente de colisão.
Assim, garante-se uma proteção adicional para os mais vulneráveis no trânsito.
Por fim, o Sistema de Alerta de Ponto Cego (BLIS - Blind Spot Monitoring System) é uma ferramenta crucial para a segurança lateral.
Esse sistema utiliza sensores ultrassônicos montados nas laterais do veículo para detectar automóveis ou obstáculos nos pontos cegos.
Quando algo é detectado nessas áreas críticas, o sistema alerta o motorista, permitindo uma mudança de faixa ou manobra mais segura.
Cada um desses sistemas demonstra o compromisso da indústria automotiva com a segurança e o conforto, aproveitando a tecnologia avançada para criar uma experiência de condução mais segura e agradável para todos.
O MATLAB® e o Simulink® são ferramentas indispensáveis no desenvolvimento de sistemas avançados para direção automatizada. Esses programas fornecem aos engenheiros recursos poderosos para simular o comportamento de sistemas no mundo real, otimizar processos de teste de veículos e assegurar a precisão do software embarcado.
Utilizando o MATLAB® e o Simulink®, os profissionais podem:
Numerosas empresas líderes no setor automotivo recorrem ao MATLAB® e ao Simulink® para acelerar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, que posteriormente são implementadas em sistemas ADAS.
Entre os cases que se destacam estão:
Na General Motors, o MATLAB® é utilizado, entre outras coisas, para criar cenários de direção virtual a partir dos dados de veículos registrados, a fim de validar sistemas de centralização de faixas no tráfego de rodovias.
A Scania utilizou o MATLAB® e o Simulink® para projetar os algoritmos de frenagem de emergência e desenvolver a fusão de objetos entre uma câmera voltada para a frente (montada atrás do para-brisa) e um sensor de radar.
A AVL desenvolveu e implementou algoritmos de aplicativos do sistema ADAS de nível 2+, além de geração automática de código, prototipagem de hardware com controle e testes de veículos, utilizando o Model-Based Design do MATLAB® e Simulink®, incluindo o uso bem-sucedido de algoritmos avançados e estrutura de dados.
Com o MATLAB® e o Simulink®, a Ford desenvolveu o Ford Automated System Simulation Toolchain (FASST), um conjunto de ferramentas de simulação de veículo para controles de chassis distribuídos e recursos DAT.
Isso permite aos engenheiros da Ford implementar práticas ágeis e integração contínua em seus processos de projeto baseado em modelo e engenharia de sistemas.
Se você deseja implementar ou aprimorar o sistema ADAS em sua empresa, convidamos você a utilizar o MATLAB® e o Simulink®. Que tal fazer um teste grátis por 30 dias? É só se cadastrar aqui!