- Blog
- O papel dos softwares de gestão de energia na maximização da eficiência
Sumário
O papel dos softwares de gestão de energia na maximização da eficiência
Os softwares de gestão de energia estão se tornando cada vez mais populares no setor corporativo e industrial. Afinal, a eficiência energética é uma demanda crescente entre as empresas, não só pela questão ambiental, mas também pelo impacto financeiro que pode gerar.
Basicamente, tais sistemas são usados para monitorar, controlar e otimizar o consumo energético das organizações, identificando oportunidades de economia e maximização do desempenho.
Se você ainda não sabe como essas ferramentas podem impactar o desempenho, os custos e a própria imagem do seu negócio, veio ao lugar certo. A seguir, vamos esclarecer a importância dos softwares de gestão de energia e como eles são utilizados na prática. Acompanhe!
Qual é a importância dos softwares de gestão de energia?
O que diferencia as empresas que conseguem maximizar a eficiência no uso de energia das demais que ainda gastam em excesso e mesmo assim não conseguem obter um bom rendimento energético, quase sempre, são as ferramentas adotadas pela gestão.
As organizações que sabem como utilizar a tecnologia de maneira inteligente conseguem promover uma transição para otimizar recursos. Como resultado, tornam-se aptas a minimizar custos e ainda elevar o desempenho operacional.
Quando tratamos de softwares de gestão de energia, o papel deles é automatizar processos-chave e simplificar o gerenciamento. Isso inclui desde a análise e modelagem de sistemas energéticos até o monitoramento de desempenho e otimização de manutenções.
Com esses sistemas, sua empresa vai além da economia de recursos. Ao aumentar a eficiência energética e focar no compliance, as operações também se tornam mais sustentáveis, o que acaba impactando positivamente a sua imagem perante o mercado.
Para viabilizar esses benefícios, atualmente os nossos clientes utilizam sobretudo os softwares MATLAB® e Simulink®. Entre as principais aplicações da gestão de energia destacam-se:
-
Estudos de viabilidade, focados em sistemas e projetos de integração de rede.
-
Obtenção e análise automatizadas de grandes volumes de dados em tempo real.
-
Criação de algoritmos de otimização via machine learning e deep learning.
-
Desenvolvimento de soluções para distribuição de energia.
-
Gerenciamento de risco.
-
Entre outras possibilidades.
Ciente dessas aplicações, você deve estar se perguntando como elas são utilizadas em prol do desempenho energético das organizações. Abaixo, conheça alguns exemplos práticos sobre a utilização desses softwares de gestão de energia.
Como essa tecnologia é aplicada na prática?
Na medida em que as redes de energia modernizam-se, elas se tornam mais complexas. Hoje, as variáveis na gestão delas são as mais diversas. Isso vai desde a geração de novos ativos (como eólicos e solares) até novos sistemas controláveis (como baterias de rede escaláveis).
Para gerenciar diferentes recursos de geração e armazenamento simultaneamente, além dos seus respectivos sistemas, parâmetros e componentes variáveis, é essencial contar com o apoio dos softwares de gestão de energia.
Nesse sentido, o MATLAB® e o Simulink® são utilizados para construir modelos baseados em dados. Com eles, é possível modelar e simular o desempenho dos equipamentos virtualmente, além de exportar algoritmos para os sistemas da empresa a fim de otimizar a administração.
Veja também
Redução de custos de energia em grandes edifícios comerciais
Por falar nos algoritmos, eles também podem ser customizados para atender às demandas específicas de manutenção preventiva de cada equipamento. Além de identificar falhas, eles oferecem indicadores de condições e estimam a vida útil dos componentes da rede.
Como se não bastasse, os softwares de gestão de energia conseguem realizar toda a inspeção aérea e subterrânea dos sistemas de transmissão e distribuição energética. No processo, ainda identificam falhas e gerenciam a vegetação dos locais analisados.
Para isso, essas ferramentas importam grandes quantidades de arquivos de dados de geolocalização e de sistemas de informação geográfica. São centenas de funções para processar os sinais e analisar as imagens obtidas.
Entre outras possíveis aplicações, ainda há a importação e visualização de dados sobre energias de múltiplas fontes, o desenvolvimento de demandas preditivas e modelos de previsão de custos, as simulações para estimativa e análise de riscos, dentre outras…
Gostou disso? Quer saber mais sobre essas soluções tecnológicas que a OPENCADD oferece? Não perca tempo e entre em contato. Ficaremos felizes em ajudar.
Quer testar o MATLAB? Solicite aqui sua licença.
E se você quer continuar explorando as possibilidades dos softwares de gestão de energia, não perca as publicações do blog da OPENCADD e fique sempre bem informado com quem é referência no assunto há mais de 34 anos!