Como a inovação tecnológica pode beneficiar os negócios?

Como a inovação tecnológica pode beneficiar os negócios?

4 minutos de leitura


As pessoas vivem hoje cercadas de tecnologia em todas as áreas da vida: em casa, no trabalho, nos estudos, no lazer, nos cuidados com a saúde, no trânsito… por isso, as empresas precisam, cada vez mais, investir em inovação tecnológica para se destacar e, até mesmo, sobreviver no mercado. 

Contudo, ainda há gestores em dúvida sobre como a inovação tecnológica pode beneficiar seus negócios e se vale a pena investir nisso.

Fato é que tais inovações otimizam processos de produção, aumentam a eficiência, reduzem tempo e custos, e potencializam os resultados.

Neste artigo, abordaremos como a inovação tecnológica pode beneficiar os negócios e como explorar essas soluções. Confira os tópicos que discutiremos:

  • Como a inovação tecnológica pode beneficiar os negócios
  • Como o MATLAB & Simulink ajudam nisso?

 

Vamos lá?

 

Como a inovação tecnológica pode beneficiar os negócios

Apesar de ser essencial hoje em dia, gestores e tomadores de decisão das empresas precisam escolher com sabedoria em quais tecnologias investir. Uma vez que elas precisam trabalhar a favor do crescimento da empresa, e não serem meras ferramentas “decorativas”, que só trazem custo, mas não agregam valor ao negócio.

Muitas dessas tecnologias, quando corretamente escolhidas, podem gerar ganhos exponenciais para as empresas, especialmente as que estão (ou buscam estar) na chamada era da indústria 4.0, como Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning

 

Mas afinal, como a inovação tecnológica pode beneficiar os negócios? Separamos três vantagens para você:

 

1. Redução de custos

Independentemente do porte da empresa, as inovações tecnológicas beneficiam os processos para que eles sejam feitos com maior eficiência e menos necessidade de recursos (humanos e físicos). 

Com a automatização de processos, é possível enxugar as estruturas funcionais e reduzir as margens de erros na produção, diminuindo assim os custos. 

Tais investimentos em tecnologia e inovação – e a consequente redução de custos – abrem possibilidades de crescimento, ajudam a superar momentos de crise (como a da pandemia) e garantem longevidade ao negócio.

 

2. Aumento de produtividade

O aumento da produtividade é uma das principais formas como a inovação tecnológica pode beneficiar negócios. Tecnologias como Machine Learning e Robótica são ferramentas-chave para automatizar processos em indústrias de diversos segmentos. 

Por meio deles, máquinas podem ser programadas e ensinadas a realizar tarefas humanas, de forma rápida, eficiente e com menor taxa de erros. As operações são aprimoradas tornando-se mais produtivas e, assim, os resultados melhoram exponencialmente. 

Além disso, essas tecnologias auxiliam na tomada de decisões e são capazes de prever riscos, antecipando problemas que podem afetar a produção.

 

3. Otimização e padronização de processos

Para empresas fabris que produzem em escalas massivas, a padronização e otimização dos processos é fundamental. Esse é um dos pontos mais importantes de como a inovação tecnológica pode beneficiar os negócios. 

Com as tecnologias certas, as atividades e a rotina de produção ocorrem de forma precisa, rápida e pré-estabelecida. E isso não significa, necessariamente, redução no número de colaboradores (a menos que faça sentido para o negócio); significa, sim, que eles podem ser direcionados para atividades mais estratégicas. 

Por meio da automação, as máquinas são capazes de realizar ações repetitivas por longos períodos de tempo, sem pausa. Algo impossível para humanos.

Como a inovação tecnológica pode beneficiar os negócios?

Como o MATLAB & Simulink ajudam nisso?

O MATLAB é um software em que é possível alcançar todos os pontos acima. Com possibilidades de uso virtualmente infinitas, ele é a síntese de como as inovações tecnológicas podem beneficiar os negócios. 

Já o Simulink é uma ferramenta de modelagem, simulação e análise de sistemas. Juntos, eles se tornam ferramentas fundamentais no dia a dia de engenheiros e cientistas e na criação de soluções tecnológicas.

 

Saiba mais

Saiba mais sobre o uso do MATLAB para engenheiros!

 

Com o MATLAB & Simulink, é possível trabalhar e processar cálculos numéricos com vetores, desenvolver matrizes, construir gráficos tridimensionais e diversas outras aplicações. É por meio deles que muitos usuários exploram soluções tecnológicas como Data Science, Deep Learning, Machine Learning e Manutenção Preditiva.

Diversos clientes da OPENCADD já foram beneficiados com essa inovação tecnológica. O MATLAB possibilita a criação de projetos detalhados e o alcance de resultados precisos, economizando tempo e automatizando processos.

Com tudo que vimos no nosso artigo, podemos confirmar que a tecnologia tem um papel crucial na otimização e aumento dos lucros das empresas. As vantagens mostradas aqui, de como a inovação tecnológica pode beneficiar negócios, são apenas o começo das possibilidades que podem ser alcançadas.

Quer saber mais sobre o software e sua capacidade? Acesse agora o link abaixo e faça um teste gratuito!

QUERO TESTAR O MATLAB


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »