Como Inteligência Artificial e Machine Learning nos afetarão no futuro próximo?

Inteligência Artificial popularizada
No final do ano passado a revista americana eWEEK, especializada em conteúdo para a Indústria de Tecnologia da Informação, entrevistou executivos de diversos setores para saber a opinião deles sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (Aprendizagem de Máquina) em nossas vidas em um futuro próximo. Este texto trata resumidamente as opiniões desses executivos. Entre eles, o depoimento de Richard Rovner, vice-presidente de marketing na Mathworks.

 

Com recursos e ferramentas disponíveis em abundância – bandas largas, códigos de alta qualidade, processadores eficientes, alta capacidade de armazenamento de dados, aparelhos celulares e outros mobiles, aplicativos engenhosos e incontáveis tipos de serviços de nuvem -, o terreno é mais do que fértil para a difusão da Inteligência Artificial.

Então, o que podemos esperar pela frente? Veja abaixo alguns pontos sugeridos pelos profissionais entrevistados.

IA na prática

‘O que é IA’ já é assunto superado. Hoje, o x da questão é como colocar IA a serviço da sociedade, transformando-a em soluções eficientes para os negócios. Para isso, o trabalho colaborativo e integração de equipes técnicas e não-técnicas é fundamental para o sucesso.

IA como commodity

A inteligência artificial deve ser popularizada, pessoas comuns precisam ter acesso a ela. Todos usam micro-ondas e celulares sem necessariamente saber como funcionam. Por isso, popularizar a tecnologia é a forma mais rápida de colocá-la, de fato, a serviço da sociedade. À medida que mais e mais pessoas fizerem uso da IA, questões de natureza ética surgirão nos próximos anos, e serão foco de muitas discussões.

IA + IoT

Hoje, a Inteligência Artificial está mais do que pronta para otimizar a Internet das Coisas (IoT), que hoje, na opinião desses executivos, não é muito smart. Assim sendo, com IA, os equipamentos conectados por IoT podem ser ensinados e personalizados para se adequar a estilos de vida diferentes. Desta forma, impactos positivos seriam sentidos em nossas vidas cotidianas muito em breve.

O combustível de IA

A eficiência da Inteligência Artificial é diretamente impactada pela qualidade dos dados que a alimenta. Dados são gerados pelas corporações. Por isso o momento de “virar a chave” depende do que entenderem o potencial do uso da IA para seus negócios. No entanto, isso é muito particular de cada corporação, por isso não há data marcada para acontecer.

Leia a matéria integral em inglês.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »