Desmistificando o MATLAB

Desmistificando o MATLAB

4 minutos de leitura

Por Felipe Yossida

Para alguns, o MATLAB é uma ferramenta que foi utilizada na época de faculdade; para outros – poucos, o MATLAB não é apenas um velho conhecido, mas também um instrumento base para seu trabalho. Estes são basicamente engenheiros formados ou pesquisadores, mas a grande maioria desconhece o nome e para que serve.

Aliás, eu diria que a maioria, incluindo aqueles que já ouviram falar da ferramenta, desconhece as aplicabilidades que o MATLAB possui.

Assim, este artigo tem o intuito de fazer uma breve introdução sobre a ferramenta, bem como desmistificar algumas impressões, para aqueles que apenas se recordam do tempo usado na faculdade.

Uma maneira simples e direta de explicar o instrumento é por meio de perguntas e respostas:

O QUE É MATLAB?

O nome MATLAB vem de Matrix Laboratory. É um software de programação apropriado ao desenvolvimento de aplicativos de natureza técnica. De maneira superficial, esta ferramenta é utilizada, em sua essência, em cálculos numéricos, gráficos científicos e modelagem matemática.

PARA QUE SERVE?

Amplamente utilizado em cursos acadêmicos de Engenharia, o MATLAB é uma ferramenta poderosa que possibilita você desenvolver programações e simular lógicas para fins de controle, estatística e análises.

Muito utilizado na indústria, mas pouco explorado no Brasil por que os profissionais não conhecem toda a potencialidade deste software.

COMO EU POSSO UTILIZÁ-LO?

Tudo que envolva análise de dados, tendências estatísticas e algoritmos de controle podem ser desenvolvidos na ferramenta, simular os vários cenários e com todo o projeto validado, implementado em Hardware. Isso porque o MATLAB hoje possui interface de comunicação com praticamente tudo que envolva edge devices e sistema de software de controle e gestão de processos, incluindo aplicações em CLOUD.

QUAIS APLICAÇÕES?

Praticamente não há limitações a sua aplicabilidade. Olhando para o cenário industrial, podemos citar quase tudo que envolva o tema INDUSTRIA 4.0, seja Machine Learning, Manutenção Preditiva, Deep Learning, DigitalTwin, Redes Neurais, Big Data etc. Se considerarmos o mercado financeiro, o MATLAB possibita desenvolver cenários específicos para análise de risco e machine learning.

O QUE EU PRECISO PARA DESENVOLVER O MEU PROJETO?

A essência de tudo está na base de dados que hoje sua aplicação ou processo coleta. Dados são a base de qualquer tomada de decisão, seja ela estratégica ou tática. Com relação ao conhecimento técnico da ferramenta, desenvolvimento dos algoritmos e interfaces com hardware e software, não se preocupe. a OPENCADD possui um time de Engenheiros, Mestres e Doutores para ajudar no desenvolvimento do seu projeto específico, além de treinamentos que permitem capacitar seu time nas ferramentas desenvolvidas.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Por se tratar de uma ferramenta paga, além dos suportes* e atualizações das licenças*, toda e qualquer aplicação desenvolvida se torna propriedade do desenvolvedor.

Além disso, o MATLAB possui várias toolboxes, que basicamente são módulos com funcionalidades especificas, rigorosamente testadas e com documentação completa. Estas toolboxes permitem desenvolver sua aplicação de forma mais rápida.

Não menos importante, é possível desenvolver aplicativos e compartilhá-los para todos os usuários da sua empresa por meio da cloud.

*Dependendo do tipo de licença e serviço de manutenção estar ativo.






Felipe Yossida

Felipe Yossida é Engenheiro Eletricista, especialista na indústria de mineração e energia, e atua na área comercial da OPENCADD.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »