PROCESSAMENTO DE IMAGENS COM USO DE ALGORITMOS


O processamento de imagens é a manipulação e análise de dados que se faz através de algoritmos com o objetivo de criar, processar, transmitir e exibir imagens digitais.

Há várias finalidades para o processamento de imagens, como por exemplo converter sinais a partir de um sensor de imagem para imagens digitais. Profissionais de diversas áreas – fotógrafos por exemplo – dependem de softwares que executem processamento de imagens para melhorar a exposição, remover ruídos, otimizar imagens e prepará-las para impressão.

Em conjunto com a técnica de visão computacional, o processamento de imagens permite adquirir “insights” de dados de imagens e vídeos e a partir daí desenvolver algoritmos para as mais diversas finalidades.

Mas a técnica vai bem além do tratamento puro e simples de imagens. O processamento de imagens é um dos primeiros estágios para o processamento de dados como aprendizagem de máquina (machine learning) ou reconhecimento de padrões. Desta forma, é possível extrair dados referentes à dimensão, escala e número de objetos em uma cena, por exemplo.

PROCESSAMENTO DE IMAGENS PARA MACHINE LEARNING

Saiba mais sobre detecção, segmentação e identificação de imagens através deste material selecionado que inclui vídeos tutoriais, webinars, exemplos de códigos, software e ferramentas.  

Dentre as aplicações práticas, podemos citar segmentação de imagens, segmentação de cores com imagens aquisitadas ao vivo,  detecção de bordas, detecção de características e classificação de imagens.

As técnicas mais eficazes para o processamento de imagens digitais compreendem não somente o uso de algoritmos mas também de softwares que ofereçam um ambiente ideal e condições adequadas para análise de dados, visualização e desenvolvimento de algoritmos.

Translate »