MATLAB® e SIMULINK® PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA

Desenvolvimento, simulação e aplicação em projetos de infraestrutura de produção de energia


Cientistas e engenheiros da área de produção de energia utilizam MATLAB® e Simulink® para análise e modelagem de sistemas, monitoramento de performance, otimização de processos das manutenções e negociações e compliance.

 

Principais aplicações:

  • Estudos de viabilidade de sistemas e integração da rede, através de funções e aplicativos pré-construídos
  • Aquisição e análise de grandes conjuntos de dados em tempo real
  • Desenvolvimento de algoritmos de otimização através de técnicas de Machine Learning e Deep Learning
  • Desenvolvimento de soluções para comercialização de energia e gerenciamento de risco
  • Implementação de código em sistemas embarcados e em tempo real
Manutenção preditiva para gerenciamento de ativos

 

Com o MATLAB, você pode desenvolver algoritmos customizados para manutenção preditiva, para as demandas específicas de seus equipamentos. Utilizando a Predictive Maitenance Toolbox, é possível identificar falhas, desenhar indicadores de condições e estimar a vida útil dos equipamentos como redes elétricas, de gás e de água, transformadores, interruptores e disjuntores.

Processamento de Imagens e Deep Learning

 

Aplicações de geociências como processamento de imagens por sensoriamento remoto, geração e processamento de modelos de elevação digital. É possível importar uma grande quantidade de arquivos de dados de geolocalização e sistemas de informação geográfica, assim como centenas de funções para processamento de sinais, análise de imagens e curve fitting. As aplicações incluem inspeções aéreas e subterrâneas de sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica, gerenciamento de vegetação e identificação de falhas.

Energias renováveis e Sistemas integrados

 

Avalie a performance de sistemas que tem alto grau de recursos distribuídos de energia com por exemplo energias renováveis, armazenamento e veículos elétricos com o Simscape Electrical™. Modele e simule múltiplos cenários operacionais paralelos, simulando os resultados e confrontando com o código do grid.

Comercialização de energia e gerenciamento de risco

 

Com o MATLAB® você pode simplificar e automatizar as tarefas relacionadas à comercialização e gerenciamento de risco como, por exemplo:

  • a importação e visualização de dados de energias de múltiplas fontes;
  • desenvolvimento de demanda preditiva, preço e modelos de previsão de receita com Machine Learning;
  • simulações de Monte Carlo para estimativa e análise de risco.

Seus modelos de estimativa poderão ser disponibilizados para toda a sua empresa e sistema de nuvem de forma a ser conectado a todo o mercado de eletricidade, de dados meteorológicos entre outros serviços. A API do MATLAB® permite que você escolha a melhor linguagem ou plataforma para cada parte de seu workflow. Você pode importar dados do Python® e Excel® para os algoritmos do MATLAB® e exportar para sistemas como Power BI®, Cloudera® e Hadoop®.

Sistemas de gerenciamento de energia

 

A modernização de redes de energia fez aumentar a complexidade dos sistemas energéticos com variáveis de geração de ativos, como energia eólica e solar, além de ter adicionado novos sistemas controláveis como armazenamento de energia e baterias de rede escaláveis. Desta forma, a utilização de Model-Based Design permite o desenvolvimento de sistemas que combinam técnicas de predição, estimativas e otimização. Com o MATLAB® e o Simulink®, é possível construir modelos baseados em dados, modelar e simular a performance de equipamentos e exportar algoritmos para os sistemas da empresa.

Digital Twins em sistemas baseados em modelos

 

Utilize o MATLAB® e Simulink® para criar réplicas digitais de seus ativos físicos e sistemas. Desta forma, você poderá fazer uso de aplicações de manutenção preditiva, otimizar operações e simular sistemas elétricos e hidráulicos, além de modelar sistemas cyber-físicos.

Desenvolvimento de projetos e consultoria

 

Se precisar de ajuda para o desenvolvimento de seu projeto, conte com a equipe de engenheiros OPENCADD. Você poderá optar pelo treinamento de sua equipe, o qual será realizado por um engenheiro de aplicação altamente qualificado e conhecedor dos softwares MATLAB® e Simulink®. Caso precise de um projeto customizado, engenheiros e cientistas da OPENCADD poderão desenvolvê-lo do começo ao fim, contando ainda com o auxílio dos engenheiros da MathWorks®, criadora do MATLAB® e Simulink®.

Quer saber mais?

Entre em contato conosco.

A OPENCADD tem os melhores produtos em software e serviços para a indústria de produção de energia.

Translate »