Estudantes da UNICAMP afirmam: “OPENCADD é fundamental para nossos projetos”

Estudantes da UNICAMP afirmam: "OPENCADD é fundamental para nossos projetos"

A equipe FSAE/Unicamp foi fundada em 2006. Um ano depois, o primeiro carro da equipe já estava pronto, para participar da Fórmula SAE, da qual foi vencedora na última edição, conseguindo o direito de representar o Brasil em Michigan, onde acontece a maior competição estudantil. Desde então, participou de 13 competições nacionais e três internacionais.

Em 2019, participaram 42 membros, de diversos cursos: Mecânica, Química, Computação, Economia, Estatística e Educação Física, o que mostra a multidisciplinaridade do time. Destes, 8 eram mulheres – o que mostra o aumento da participação feminina, no setor automobilístico.

O principal desafio foi o gerenciamento de pessoas. “Trabalhamos com um número grande de alunos, que estão começando agora, tanto na gestão de projetos, na parte técnica, quanto na gestão de pessoas. Mas, ao mesmo tempo em que gerenciamos, adquirimos conhecimento, para fazer um projeto complexo de Engenharia”.

OPENCADD é fundamental para o projeto:  Renan Amorim afirma que graças aos softwares, disponibilizados pela OPENCADD (distribuidora do MATLAB® e Simulink®) e sua equipe de profissionais técnicos, muitos trabalhos são desenvolvidos rapidamente. “Sempre temos assistências técnicas e contato direto com a empresa, favorecendo a integração entre os alunos e os diferentes segmentos da indústria, o que prepara cada vez mais os estudantes para o mercado de trabalho”

Atualmente, o maior uso do MATLAB® na equipe é com a otimização dos parâmetros de componentes e subsistemas do veículo, como por exemplo a escolha do tamanho adequado dos radiadores para obter o coeficiente de segurança ideal na troca de calor e garantir o bom dimensionamento para as condições de temperatura ambiente que enfrentamos na competição, ou no dimensionamento do reservatório de óleo do sistema de cárter seco, garantindo a boa lubrificação mesmo em condições críticas de aceleração lateral e longitudinal.

É usado, também, no tratamento de dados, com destaque para os coletados pela ECU (Engine Control Unit) e sensores em pista, que são analisados e usados na calibração do motor, no setup do carro, na prova de Design, entre outras aplicações. Já o Simulink® é usado na equipe para a modelagem de sistemas físicos complexos, com o auxílio do SIMSCAPE, destacando-se o modelo dinâmico completo do veículo e o modelo do diferencial, ambos em desenvolvimento, mas que serão usados na escolha de parâmetros de projeto e setup preliminar do veículo, deixando-os muito mais eficientes e efetivos.

Viviane Nunes é jornalista e colabora com a OPENCADD com trabalhos de assessoria de imprensa, redes sociais e organização de eventos.
(Assessoria de Imprensa: VN Comunicações – 11 97620 6208 | viviane@vivianenunes.com.br)

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