Inovadef : Inovação, Tecnologia e Oportunidade de Negócios na Indústria Brasileira de Defesa
A Oppencad e o Simde (Sindicato das Indústrias de Materiais de Defesa) realizaram no dia 23 de Maio de 2018 na sede da Fiesp, o seminário Inovadef: Inovação, Tecnologia e Oportunidades de Negócios na Indústria Brasileira de Defesa.
A Indústria de Defesa no Brasil vem alcançando avanços significativos nos últimos anos. Dentro deste cenário de alta competitividade e desafios constantes, a exigência por implementos tecnológicos cada vez mais sofisticados, a diversificação e a ampliação dos mercados de atuação e a busca por opções de financiamento de projetos que envolvam Pesquisa e Desenvolvimento são alguns dos pontos-chave a serem entendidos e colocados em prática para uma maior competitividade do setor.
O objetivo da iniciativa foi promover o debate e compartilhamento de experiências e informações de maneira a fortalecer e ampliar cada vez mais as oportunidades de negócios e desenvolvimento de projetos pelo setor no país.
Confira as fotos
Palestrantes

Marcelo Lopes de Oliveira e Souza
Professor do INPE
Graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA em 1976, é também Mestre em Ciências Espaciais e Mecânica Orbital pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Ph.D. em Aeronáutica pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), além de ser Diplomado no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra (ESG), em 1992. Atua como Professor e Pesquisador no INPE desde 1985 em diversas áreas. É fundador e responsável pelo Laboratório de Ambientes Computacionais de Simulação, Identificação e Modelagem (LABSIM2), de Sistemas de Controle de Altitudes e de Órbita de Satélites Artificiais.

Brigadeiro Wilson José Romão
Abimde/Simde
Oficial-Aviador com vasta experiência nos setores de Logística e Materiais da FAB, é diretor financeiro do SIMDE e da ABIMDE. Conta com formação Tática Aérea pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, Superior de Comando pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica e conta com curso de Política e Estratégia Aeroespaciais pela mesma instituição. Ocupou diversos postos de chefia em seções de Manutenção, Material e Logística na FAB, além Comandante da Base Aérea de São Paulo e representante da FAB em diversos programas e ações junto a instituições nacionais e internacionais ligadas à Defesa.

Cel. Ancelmo Modesti
Especialista em Offset
Formado em Administração Pública Militar pela AFA, tem 28 anos de experiência em atividades relativas a Offset junto ao Comando da Aeronáutica. Desde 2008, trabalha no Emaer nas áreas de Base Industrial Aeroespacial, no nível estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação e Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica. É professor, conferencista e representante do Ministério da Defesa e Comando da Aeronáutica em diversos eventos nacionais e internacionais. Integrou setores estratégicos da FAB de elaboração de requisitos, negociação e gerenciamento de contratos e acordos internacionais relativos a projetos de aquisição e modernização de aeronaves e sistemas da Força Aérea.

Sender Rocha dos Santos
Diretor de Redes Convergentes - CPqD
Sender Rocha dos Santos é formado em engenharia elétrica com ênfase em sistemas eletrônicos e possui mestrado em Controle, Automação e Sistemas Inteligentes. É pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações CPqD, Campinas. Está envolvido na coordenação e projetos de robótica, modelagem, simulação e otimização de dispositivos sensores e no desenvolvimento de algoritmos inteligentes para sistemas avançados de armazenamento de energia. Tem diversos artigos publicados no Brasil e fora do país na área de atuação, além de possui duas patentes internacionais (PCT) e 02 patentes pendentes no Brasil.
Apoiadores



Horários da Programação
Day 1
- 13:30 - 14:00
- Welcome Coffee
- 14:00 - 15:30
- Parte 1
- 15:30 - 16:00
- Coffee Break
- 16:00 - 17:30
- Parte 2
Sou um dos 2 adjuntos do Curso de Gestão de Recursos de Defesa, resultado da parceria entre a FIESP e a ESG, há 13 anos. Minha área é Segurança e Defesa nacionais.
Louvo a iniciativa da FIESP ampliando e expandindo conhecimentos sobre a Base Industrial de Defesa.