MATLAB® E SIMULINK® PARA MINERAÇÃO

Otimização do rendimento, redução da inatividade e aumento da segurança em operações de mineração


Profissionais de metalurgia e engenharia de processos utilizam o MATLAB® e Simulink® para analisar dados de sensores em tempo real, modelar e simular operações de mineração, implementar estratégias de controle e alavancar sistemas de inteligência artificial.

 

Principais aplicações:

  • Desenvolvimento de sistemas de manutenção preditiva através de técnicas numéricas aos dados do sensor de alta velocidade
  • Machine Learning com uso de dados históricos para a solução de problemas de processos
  • Modelagem e simulação de instalações e equipamentos para otimização de desempenho
  • Cooperação com cientistas de dados e profissionais de TI na adoção e digitalização das plantas
  • Digital Twin para garantir a continuidade às operações no caso de sensores inoperantes
Simulação de falhas

A otimização das plantas e processos de mineração é feita com base nos dados coletados pelos sensores. No entanto, nem sempre os sensores estão disponíveis para vários modos de falha em uma máquina. Por isso é importante a criação de um modelo de sua máquina na qual possam ser simuladas condições operacionais com defeito.

Com o Simulink® e o Simscape™, você poderá construir um modelo virtual de sua máquina que é capaz de descrever o comportamento de sua máquina física tanto no comportamento quanto na dinâmica. É possível representar os diferentes modos de falha da máquina, modificando-se os valores de parâmetros, injetando falhas e alterando a dinâmica do modelo.

Processamento de dados sísmicos

 

A interpretação dos recursos do subsolo se dá através do processamento de dados sísmicos, que pode ser otimizado através de:

  • Uso de arquivos de dados, como SEGY, que são grandes demais para a memória dos sistemas
  • Automatização do processamento de arquivos de registro de gravação e campo de tempo de viagem
  • Algoritmos para a reconstrução da superfície
  • Interpretação de recursos de subsuperfície através de visualização e animação
  • Uso de processadores multicore, GPUs e clusters em paralelo para acelerar o processamento dos dados sísmicos
Logística de Supply Chains

 

Melhore a eficiência e programação da produção com o SimEvents™, através do estudo dos efeitos do tempo das tarefas e do uso de recursos em processos de produção em lote.

Utilizando o MATLAB® e Simulink®, você poderá também realizar pesquisas operacionais que apoiam tomadas de decisões relacionadas à previsão, planejamento de capacidade e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Caso de Sucesso

Saiba como geologistas da Shell desenvolveram algoritmos a partir de características geológicas conhecidas para prever outras características na mesma reunião.

Manutenção Preditiva e Processamento de Sinais

 

Com o MATLAB® é possível desenvolver algoritmos de manutenção preditiva personalizados conforme o perfil operacional e arquitetura específica de seu equipamento. Com o Predictive Maintenance Toolbox™, você poderá projetar indicadores de condição e estimar a vida útil de seus equipamentos. E com o Signal Processing Toolbox™, você automatizará o monitoramento do desempenho de seus circuitos de controle e determinar, por exemplo, remotamente, a extensão da corrosão, localização e quantitade de vazamentos em dutos.

  • Algoritmos para a reconstrução da superfície
  • Interpretação de recursos de subsuperfície através de visualização e animação
  • Uso de processadores multicore, GPUs e clusters em paralelo para acelerar o processamento dos dados sísmicos
Machine Learning, Deep Learning e Big Data

 

Utilizando a Statistics and Machine Learning Toolbox™, o usuário poderá aplicar técnicas de machine learning sem necessariamente ser um expert em ciências de dados (data science). O MATLAB® proporciona também um ambiente único e de alta performance para trabalhar com modelos de big data e deep learning. Desta forma, é possível detectar falhas e monitorar melhor os processos.

Caso de Sucesso

Saiba como a Black Tusk Geophysics criou algoritmos para detecção e classificação de material bélico não explodido.

Modelagem de dados para melhoria de processos

 

Utilize as várias ferramentas de análise do MATLAB® para determinaras variáveis independentes que afetam a performance de seu processo. A System Identification Toolbox™ permite que você crie e utilize modelos de sistemas dinâmicos que não são facilmente modelados a partir das especificações iniciais.

Estratégias de Controle de Processos

 

O MATLAB® é utilizado para controlar os processos e executar simulações dinâmicas para melhora a análise do comportamento da planta. Além disso, você poderá validar o modelo com testes de hardware-in-the-loop (HIL) e prototipagem rápida.

Desenvolvimento de projetos e consultoria

 

Se precisar de ajuda para o desenvolvimento de seu projeto, conte com a equipe de engenheiros OPENCADD. Você poderá optar pelo treinamento de sua equipe, o qual será realizado por um engenheiro de aplicação altamente qualificado e conhecedor dos softwares MATLAB® e Simulink®. Caso precise de um projeto customizado, engenheiros e cientistas da OPENCADD poderão desenvolvê-lo do começo ao fim, contando ainda com o auxílio dos engenheiros da MathWorks®, criadora do MATLAB® e Simulink®.

Quer saber mais?

Entre em contato conosco.

A OPENCADD tem os melhores produtos em software e serviços para a indústria de mineração.

Translate »