Machine Learning para missões espaciais: a importância do sensoriamento baseado em visão

Machine Learning em missões espaciais

Hoje em dia os requisitos para missões espaciais são cada vez mais ambiciosos e a concorrência mais acirrada. Isso motiva pesquisas para aperfeiçoamento das tecnologias, como por exemplo, o sensoriamento baseado em visão e técnicas de percepção utilizando inteligência artificial e machine learning.

Tecnologia custosa

Apesar da enorme popularidade de sistemas de sensoriamento baseados em visão, seu desenvolvimento para missões espaciais é bastante custoso. Isso acontece porque os algoritmos usados para “traduzir” a imagem em dados úteis para o controle de veículos requerem engenheiros altamente qualificados. Além disso, a verificação e validação desses algoritmos envolvem testes físicos complexos. Esses testes implicam, por exemplo, em robôs se movendo em direção a modelos de alvos de aproximação como asteróides e aeronaves.

Depois que os algoritmos são desenvolvidos e validados pelos testes, a implementação na fabricação do hardware também é bastante complicada. Isso ocorre por conta da rara disponibilidade de hardwares computacionais capazes de resistir ao ambiente hostil de radiação do espaço.

A virada de jogo

Apesar de todos esses obstáculos para a realização de missões espaciais, os profissionais deste segmento começam a encontrar soluções com o uso do MATLAB e Simulink para acelerar o desenvolvimento dos algoritmos. O MATLAB também é utilizado para monitorar o progresso de treinamento das máquinas em deep learning.

O white paper oferecido pela Mathworks mostrará como a convergência do sensoriamento baseado em visão e o aprendizado de máquina estão impactando a indústria espacial. Nele você saberá:

  • Como o sensoriamento baseado em visão é um capacitador para a autonomia das aeronaves;
  • Como as tendências de machine learning no segmento espacial estão sendo trabalhadas e como afetarão a inteligência artificial das aeronaves;
  • Como as rotinas do MATLAB e do Simulink focam no desenvolvimento de alto nível.

Machine Learning para Missões Especiais

White paper gratuito

Translate »