Mulheres na Tecnologia

Mulheres na Tecnologia

3 minutos de leitura


Nesta data, em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, nós da OPENCADD, não poderíamos deixar de prestar homenagem, especialmente àquelas que são reconhecidas por sua atuação na tecnologia.
Há pouco menos de uma década, a presença feminina, no mercado de tecnologia, ainda era baixa. Porém, com o passar dos anos, este número foi aumentando.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia (Brasscom), a média de mulheres no mercado de tecnologia é de 20%, 4 pontos percentuais acima da média latino-americana.

Várias mulheres ocupam lugar de destaque na história:

Katherine Johnson – foi a primeira mulher negra a ter a autoria de artigos reconhecida na NASA. Foi responsável por calcular a trajetória da missão Apollo 11.
Grace Hopper – considerada a mãe da programação de computadores, criou a Linguagem Comum Orientada para Negócios (COBOL, na sigla em inglês), a primeira linguagem complexa de computador,  utilizada até hoje por empresas de todo o mundo.
Radia Joy Perlman – É considerada a ‘mãe da Internet’ por sua invenção do protocolo Spanning Tree (STP), fundamental para a operação de pontes de rede mais conhecida por bridge (redes de computadores). Fez grandes contribuições para diversas áreas de design e padronização de redes, como os protocolos de roteamento link-state.
Nina Silva – considerada pela ONU uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo. E, pela Forbes uma das 20 Mulheres Mais Poderosas do Brasil. É sócia e fundadora do Movimento Black Money – hub de inovação para inserção e autonomia da comunidade negra na era digital.
Susan Wojcicki – CEO do YouTube desde o início de 2014. Anteriormente, a executiva foi peça fundamental na compra da rede de compartilhamento de vídeos pelo Google. Também é conhecida por ser uma figura presente nas listas de maiores empreendedores e de mulheres poderosas.

Na atualidade, muitas mulheres estão em diversas áreas da Engenharia, seja programando, calculando, educando…
Nossos parabéns às profissionais, educadoras e estudantes!
Que vocês estejam muito mais presentes nesta área.

Viviane Nunes é jornalista e colabora com a OPENCADD com trabalhos de assessoria de imprensa, redes sociais e organização de eventos.
(Assessoria de Imprensa: VN Comunicações – 11 97620 6208 | viviane@vivianenunes.com.br)

Quer conhecer outra mulher incrível ?

Assista a entrevista de Natália Jacques no Openquésti


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »