Nossa História

Fundada pelo empresário Jorge Landmann e mais cinco sócios, no final dos anos 1980, a OPENCADD é uma empresa paulistana que já nasceu com o DNA da inovação.

Originalmente criada para preencher uma lacuna na área de tecnologia, a companhia se desenvolveu sustentavelmente e conseguiu atravessar muito bem a primeira década de vida, mesmo atuando em um dos mais conturbados capítulos da nossa história recente.

A OPENCADD foi representante e distribuidora do software AutoCAD, lançado em 1982 pela Autodesk Inc. A disseminação do uso deste programa marcou o início da passagem da engenharia analógica, de papel e prancheta, física e palpável, para um modelo digital – bi e tridimensional –, que proporcionou uma mudança de paradigma na forma de projetar, mais eficiente e precisa.

Com os caminhos que a computação tomou ao longo dos anos 1980 e 1990 e as perspectivas otimistas com a rápida evolução dos equipamentos e softwares, a empresa entendeu que, para atingir uma expansão sustentável mais rapidamente, precisava, no time, de uma pessoa com elevado conhecimento técnico e disposta a entrar na sociedade.

Na segunda metade daquela década, a hoje extinta Itautec contava com uma das mais renomadas profissionais do Brasil, com o perfil ideal – Élia Matsumoto, graduada pela USP em matemática e ciências de computação. Convite aceito, os trabalhos foram iniciados em janeiro de 1990.A partir daquela fase, quatro dos seis sócios deixaram a companhia, ocasião em que a nova gestão iniciou uma grande reestruturação nos departamentos de vendas, marketing e suporte ao cliente. Nesta época a OPENCADD também representava a HP para plotters, operação que durou cerca de um ano.

Paralelamente, a OPENCADD precisava resolver um gargalo que hoje não faria qualquer sentido em um mercado tão concorrido quanto o de tecnologia, mas que, à época, inviabilizaria qualquer negócio baseado em TI ou que tivesse alguma dependência dela – a importação de softwares, processo difícil e com impostos altíssimos.

Em função disso, a empresa aceitou o convite para representar, no Brasil, a MathWorks, desenvolvedora de softwares de extrema importância para a sociedade acadêmica e a indústria – o MATLAB e o Simulink. Com isso, a OPENCADD introduziu no país o conceito de Model-Based Design, presente até hoje nos mais importantes segmentos de produção brasileira.

Já em meados dos anos 1990, ainda com sua reorganização em andamento, a companhia contratou Douglas Oliveira como gerente de vendas, que se tornaria CEO da empresa em 2016. Em meio às diversas mudanças, ele optou por realizar uma ampla reestruturação, segmentando os departamentos em educacional, comercial e prestação de serviços.

As ações acabaram abrindo caminho para impulsionar a OPENCADD a atender às demandas da chamada Indústria 3.0, ou Terceira Revolução Industrial, que englobou o avanço da inovação em campos como informática, telecomunicações e robótica.

Igualmente, esse reposicionamento estratégico teve o mesmo efeito no caso da Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, da qual a OPENCADD foi pioneira, envolvendo uma vasta gama de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, robótica, internet das coisas (IoT) e computação em nuvem. Esse processo está mudando velozmente os modelos de produção e de gestão de negócios no Brasil e no mundo.

A bem-sucedida estratégia levou a OPENCADD à consolidação no mercado nacional, tendo se tornado um dos maiores e mais relevantes players do segmento na América Latina.

Assim, a conquista de novos clientes se deu naturalmente, com a inclusão de vários segmentos, entre os quais universidades e companhias de tecnologia para projetos de alta complexidade.

“Ao olhar para trás, me sinto orgulhoso de todas as nossas conquistas, de todas as pessoas que, em algum momento, contribuíram para chegarmos a este elevado patamar”, afirma o presidente Jorge Landmann, enfatizando a revolução obtida principalmente nas áreas de engenharia, informática e educação profissional. “Nós colaboramos decisivamente para o desenvolvimento das empresas, da sociedade e do país”, complementa.


Nossa gente

Uma empresa se faz com processos, produtos e, principalmente, pessoas, e esse tripé está no DNA da OPENCADD”, destaca Landmann, lembrando da rápida adaptação necessária após a chegada da pandemia da covid-19, a partir de março de 2020 e durante a maior parte de 2021, período em que foi necessário adotar o regime de trabalho em home-office para seus 40 profissionais.

Embora houvesse uma insegurança generalizada no mercado sobre a eficácia de mudança do ambiente de trabalho tradicional para o doméstico, propenso a distrações de toda ordem, o apoio integral da empresa na realocação e adaptação dos colaboradores foi decisivo para a continuidade das atividades.

Segundo o gestor, a mudança foi positiva, com 100% de comprometimento. “Mesmo à distância, o trabalho em equipe mostrou engajamento, com os colaboradores buscando incansavelmente abrir portas em um momento tão complicado como aquele. Atualmente, todos continuam trabalhando remotamente, mas a ideia é promover ao menos duas reuniões mensais para cultivar a sociabilização. Afinal, somos conhecidos por cuidar da nossa gente, sempre enxergando soluções para um mundo melhor”, salienta.




Conheça um pouco mais

Referência em Model-Based Design e Model-Based System Engineering na América Latina e especialista em tecnologias da Indústria 4.0. A OPENCADD é também distribuidora exclusiva dos softwares MATLAB® e Simulink® no Brasil.

Além das soluções em software, a OPENCADD presta suporte e oferece treinamentos para projetos customizados e acompanha o cliente no desenvolvimento de produtos e processos, do conceito à criação.

A OPENCADD está presente nas áreas de P&D dos mais diversos setores como: automotivo, aeroespacial, financeiro, industrial, energia, transportes, biotecnologia e farmacêutico.

Disponibiliza soluções e software para a redução do time-to market, diminuição do custo de protótipos físicos, modelagem, simulação de sistemas complexos e promove soluções customizadas capazes de atender as necessidades específicas de cada cliente.

A OPENCADD acredita na educação e na transformação. Por isso atua nas melhores universidades brasileiras, contribuindo para a capacitação dos futuros profissionais.


Translate »