MATLAB: O que é e para que serve

MATLAB: O que é e para que serve

11 minutos de leitura


O Matrix Laboratory, também conhecido como MATLAB, é um software conhecido entre os engenheiros, por ajudar na realização de cálculos numéricos com vetores e desenvolvimento de matrizes, sendo interativo e tendo alta performance.

A linguagem de programação é muito prática e intuitiva, feita de blocos através do Simulink. Além da área de engenharia, o sistema é usado por vários outros cursos de exatas devido ao fato de facilitar os cálculos e ações dos usuários.

O software é a escolha ideal para empresas que querem precisão em seus projetos, economia de tempo e automação de processos. Neste artigo, nós vamos te explicar mais sobre o software, para quais projetos ele serve e as vantagens de se investir nele nas empresas. 

Confira abaixo alguns assuntos que você vai encontrar no texto a seguir:

  • O que é o MATLAB
  • Para que serve o MATLAB
  • Projetos que podem ser executados
  • Como a ferramenta facilita o trabalho de engenheiros 
  • 10 Soluções exploradas pelo MATLAB 

Vamos nessa? Boa leitura!

O que é o MATLAB

Ele é uma linguagem de programação interativa que faz cálculos numéricos, tem seu próprio Integrated Development Environment (IDE) e um conjunto de bibliotecas (toolboxes). Estas, podem ser usadas em diversas áreas, desde equações diferenciais, até estatísticas, processamento de sinais, finanças e outros.  

Um dos grandes pontos que destacam o MATLAB é que sua base é uma matriz que não precisa de dimensionamento. Por isso, ele permite o uso de funções que levariam mais tempo para serem desenvolvidas em outras linguagens de programação.  

Por causa de sua estrutura diferenciada, capacidade de expansão e flexibilidade, o software possui também as ferramentas de elementos finitos, inteligência artificial, depuração de processamento em tempo real e diversas outras soluções. 

Seus recursos visuais simples também são um ponto de vantagem para usuários que precisam de um resultado imediato, por terem pouco tempo para desenvolver um projeto do zero.

Assista a esse vídeo para conhecer mais!

Para que serve o MATLAB

Na prática, com o programa você pode:

  • Desenvolver matrizes;
  • Construir gráficos em até três dimensões; 
  • Manipular funções específicas e variáveis simbólicas;
  • Trabalhar com números reais e complexos;
  • Analisar e visualizar dados;
  • Implementar e projetar algoritmos diferentes; 
  • Criar interfaces e aplicativos de programação;
  • Entre outros.

Clique aqui para ter acesso a tudo que precisa saber sobre o MATLAB.

Projetos que podem ser executados

Considerado um líder de tecnologia e inovação, com diversas funcionalidades em uma só ferramenta, não há restrições para os projetos que podem ser executados com o MATLAB.

O software pode ser aproveitado, oferecendo resultados precisos, por qualquer área da ciência e engenharia. É possível fazer com ele, por exemplo, desde a análise de dados meteorológicos para visualizar a intensidade de um furacão até o desenvolvimento de algoritmos para otimizar veículos híbridos.

Descubra mais sobre como o MATLAB pode ajudar seus projetos!

Como a ferramenta facilita o trabalho de engenheiros 

Uma das principais vantagens do uso do MATLAB por engenheiros é o fato dele tornar seus códigos muito mais rápidos. Por exemplo, no caso de um trabalho que demoraria dias ou semanas, como o MATLAB, ele pode ser feito em horas ou minutos. A economia de tempo é um fator diferencial na ferramenta.

Além disso, ele permite que o usuário carregue e visualize dados de diferentes fontes. Para engenheiros que precisam resolver alguma função, realizar uma simulação, fazer um teste estatístico ou visualizar um resultado, o programa é uma das melhores opções de investimento. 

A versatilidade e praticidade do software para a área, faz com que cursos de graduação de engenharia ensinem os alunos a usá-lo. 

10 Soluções exploradas pelo MATLAB 

1. Data Science

O software oferece ferramentas para acessar e pré-processar dados, desenvolver modelos preditivos e machine learning, além de implementar modelos em sistemas de TI corporativos. Com todas essas funcionalidades, a ciência de dados se torna mais fácil.

2. Deep Learning

O software também permite a aplicação de deep learning em projetos, tanto para desenvolver algoritmos, como para preparar dados, gerar códigos e implementar em sistemas incorporados.

3. Computer Vision

Outra solução explorada é a Visão Computacional — um processo de modelagem e replicação da visão humana em máquinas por meio de hardware e software.

4. Machine Learning

O programa permite a implementação de milhares de aplicações de machine learning em processos de produção e desenvolvimento. 

5. Control Systems

O MATLAB e o Simulink são utilizados por engenheiros de sistemas de controle durante todos os estágios de desenvolvimento, teste e implementação. 

6. Processamento de Sinais

Também é possível utilizar o programa junto ao Simulink em todas as etapas de desenvolvimento de sistemas de processamento de sinais. 

7. Wireless

Com o software, você consegue desenvolver comunicação wireless e 5G.

8. Manutenção Preditiva

Engenheiros podem combinar o MATLAB, Simulink e o Predictive Maintenance Toolbox para desenvolver e implementar softwares de monitoramento e manutenção preditiva em sistemas de produção.

9. Quantitative Finance

Com o programa é possível construir modelos efetivos para o gerenciamento de risco no setor financeiro. Por meio do Model-Based Design você consegue construir cenários possíveis através de dados.

10. Robótica

Por último, é possível projetar e simular sistemas autônomos com esse software e o Simulink. Desde a percepção ao movimento até a optimização do comportamento.

Chegamos ao fim do nosso artigo! Espero que com esse artigo você tenha percebido a importância do MATLAB em projetos de engenharia e ciência. A multifuncionalidade da ferramenta faz a diferença na precisão, economia de tempo e automação dos processos.

Ficou curioso sobre o software e quer experimentar? Faça o teste online agora mesmo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »