MATLAB® e SIMULINK® PARA PETRÓLEO E GÁS

Modelagem, análise e simulações para indústrias de petróleo e gás


Geocientistas e engenheiros da indústria de petróleo e gás utilizam MATLAB® e Simulink® para estudo de perfurações, simulações e avaliações de risco.

 

Principais aplicações:

  • Modelagem e otimização dos equipamentos de perfuração
  • Análise de dados sísmicos para determinar os locais ideais de perfuração
  • Simulações de Monte Carlo para avaliação de risco
  • Modelagem de reservatórios para prolongamento da vida útil das reservas de petróleo e gás
  • Compartilhamento das análises para clusters de GPU e nuvem
Manutenção preditiva 

 

Com o MATLAB, você pode desenvolver algoritmos customizados para manutenção preditiva, para as demandas específicas de seus equipamentos. Utilizando a Predictive Maitenance Toolbox, é possível definir indicadores de condições e estimar a vida útil dos equipamentos como bombas e compressores.

Geociência, Processamento de Imagens e Deep Learning

 

Aplicações de geociências como processamento de imagens por sensoriamento remoto, geração e processamento de modelos de elevação digital. Com o MATLAB®, você pode desenvolver algoritmos de caracterização estratigráfica, importar uma grande quantidade de arquivos de dados de geolocalização e sistemas de informação geográfica, assim como centenas de funções para processamento de sinais, análise de imagens e curve fitting. Ao utilizar Deep Learning com MATLAB®, você economizará um tempo valioso na detecção de recursos sísmicos.

Caso de Sucesso

Entenda como a Shell reduziu os custos de exploração e aumento da produção através de modelos precisos da subsuperfície desenvolvidos em MATLAB®.

Teste e Simulação em Tempo Real

 

Com o Simulink®, você pode combinar modelagem dinâmica com testes em tempo real para entender melhor o comportamento do sistema, além de desenvolver projetos de instalações e implementar algoritmos de controle sem a necessidade de protótipos de hardware. É possível realizar testes em tempo real de sistemas para a produção de petróleo e gás como perfuração, produção e construção submarina.

Modelagem de sistemas de perfuração e Digital Twins

 

Utilizando o Simscape™, você poderá modelar sistemas de fluidos juntamente com o maquinário que os operam, para aplicações como perfuração sob pressão gerenciada. Com ele, é é possível desenvolver projeto de lógica e controles para vários subsistemas, como bombas de lama e motores CA, sem a necessidade de derivar e implementar as equações no nível do sistema. Além disso, você poderá ajustar automaticamente Digital Twins de seus ativos em tempo real, utilizando dados dos sensores.

Caso de Sucesso

Saiba como a Halliburton tornou a exploração de petróleo mais segura utilizando MATLAB® e redes neurais.

Análise de Dados e Machine Learning

 

Com o MATLAB®, você poderá automatizar etapas de processamento de dados sísmicos e interpretar recursos de subsuperfície utilizando os recursos de visualização de dados disponíveis no software. Combinando métodos de Machine Learning, Processamento de Sinais e modelagem dinâmica em uma única plataforma para aplicações como análise de vibração de cordas de perfuração, é possível estudar as taxas de declínio de campos petrolíferos e análises sísmicas e de fraturamento.

Transformação Digital

 

A OPENCADD pode ajudá-lo a implementar estratégias de Big Data específicas às necessidades da sua empresa.

Utilizando o MATLAB® e as arquiteturas de referência pré-construídas, você poderá simplificar seus aplicativos. Desde a integração com sistemas de TI corporativos, passando pela nuvem e infraestrutura de dados de produção, até o dimensionamento de clusters e compartilhamento externo, você poderá contar com o MATLAB para simplificar seus processos e melhorar sua conectividade.

Quer saber mais?

Entre em contato conosco.

A OPENCADD tem os melhores produtos em software e serviços para a indústria de petróleo e gás.

Translate »