Prototipagem Rápida de Controle

Prototipagem Rápida de Controle

2 minutos de leitura

Seu time começou o desenvolvimento e as simulações em Simulink aparentemente funcionam, mas será que seu algoritmo funciona na prática?

(por Rodrigo Botelho, engenheiro)

No ciclo de desenvolvimento de controladores, parte do trabalho de engenharia está ligado à inovação, explorar áreas ainda pouco conhecidas e trazer para os produtos novas tecnologias e algoritmos (e, com sorte, exatamente o que seu cliente quer). Mas simulações não respondem por completo o comportamento em campo. Nesse momento, um target para Prototipagem Rápida de Controle Speedgoat entra em cena.

A Prototipagem Rápida de Controle (em inglês, RCP) é uma metodologia de desenvolvimento pensada para testar rapidamente, em fase experimental ou não, os algoritmos de controle. Isso ajuda a identificar rapidamente potenciais problemas e até validações básicas. O hardware de RCP faz as vias do seu controlador quando ainda não existe um microcontrolador ou processador, canais, interfaces ou protocolos definidos. Dependendo do tamanho do time, o hardware ainda nem começou a ser definido…

Fluxo de trabalho Prototipagem Rápida de Controle

Flexível é a palavra mais importante nesse tipo de computador. Dispondo de diversas interfaces como canais analógicos de entrada e saída, linhas digitais, PWMs, protocolos como CAN e recursos como FPGAs, não apresentam as limitações de desempenho do produto final, servindo para validar se o conceito do controlador está de acordo.

Desta forma, os RCP Speedgoat contam com todos os blocos necessários para interfacear com os sensores e atuadores do protótipo de seu produto.

A Speedgoat oferece hardware para Prototipagem de Controle de alta performance, elevada flexibilidade, em formato de mesa ou para campo e 100% compatível com Simulink.

Isso significa que os modelos de simulação desenvolvidos em Simulink, Simscape e outros blocksets são convertidos diretamente em executável de tempo real e postos para funcionar numa máquina Speedgoat com um clique. Em alguns minutos você é capaz de sair do desktop para o campo.

Já viu como é fácil trabalhar com Speedgoat e Simulink?

Saiba mais sobre a dupla Speedgoat e Simulink

Fale com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas!

Rodrigo Botelho é atualmente responsável na MCBTI pelos produtos Speedgoat no Brasil. Formado em Engenharia, possui experiência em diferentes mercados em desenvolvimento de Sistemas Embarcados com ferramentas Model-Based Design.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »