Ferramentas tecnológicas: fundamentais para a educação, desde o ensino fundamental

sesi Cajamar
(Por Viviane Nunes)

Há muito pouco tempo, cerca de 10 anos, não se usava e nem se falava tanto em ferramentas tecnológicas, para educação, em qualquer nível: seja fundamental ou até mesmo superior. Exceto, é claro, por aqueles cursos eminentemente técnicos.
Hoje, a educação age de maneira holística e, muitas vezes, baseada na conjugação prática versus teoria. Os estabelecimentos de ensino, que pensam assim, estão à vanguarda do tempo. Pode-se até dizer: anos-luz adiante.
Um exemplo disto é o do SESI-SP. Seus alunos conquistaram dez prêmios nacionais de robótica, no First LEGO League (FLL) e classificaram quatro equipes para campeonato em Houston (EUA).
A Escola Sesi de Cajamar, uma das participantes, com a equipe Robot Hunters conquistou o 3º lugar em ‘Programação’ e uma vaga para o Mundial.

Com a robótica, “nossos alunos têm a oportunidade de se preparar para o futuro, nesse cenário de mudanças e incertezas no mercado de trabalho, as habilidades de resolverem problemas será um diferencial em qualquer área”, disse a professora Eliana de Oliveira Rosa e o Analista Técnico Gilberto Saiotti Sandrini.
Eles afirmam que, no torneio, os alunos tiveram a possibilidade de se colocar como verdadeiros cientistas, aprofundando seus conhecimentos em ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. “Com base no tema, encontraram uma solução Inovadora, construíram robô, programaram e trabalharam em equipe para conseguirem o melhor resultado”.
E depois de duas etapas (estadual e nacional) os estudantes vão representar o Brasil no mundial de robótica. O Open Internacional Brazil, será realizado no Rio de Janeiro e está previsto para junho.

Boa sorte Robot Hunters!

 

Viviane Nunes - assessora de imprensa OPENCADD

Viviane Nunes é Presidente no Brasil do Comitê Women ASHRAE. 

É jornalista e atua como assessora de imprensa da OPENCADD desde 2016, sendo responsável pelo relacionamento com a imprensa, organização de cerimoniais e cobertura de eventos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »