Box plot é uma ferramenta gráfica utilizada para representar e ilustrar um conjunto de dados distribuídos em cinco diferentes medidas, que possibilitam diversos tipos de observações em uma única análise.
Você já ouviu falar de Box plot? Sabe o que é e para que serve? Neste artigo, vamos esclarecer os principais pontos dessa ferramenta que a OPENCADD também oferece para você.
Acompanhe!
O Box Plot, também chamado diagrama de caixa, é uma ferramenta gráfica utilizada para ilustrar um conjunto de dados. Por meio dele, é possível visualizar a distribuição de dados com base em cinco estatísticas:
o mínimo;
o primeiro quartil (Q1);
a mediana;
o terceiro quartil (Q3);
o máximo.
Esses valores também são conhecidos como resumo dos cinco números.
Ele também pode informar os valores discrepantes (outliers) dos dados, oferecendo uma medida complementar para o desenvolvimento de perspectivas sobre as informações passadas através dos dados.
Além disso, o Box Plot pode informar a posição dos dados, sua simetria, dispersão, cumprimento da cauda de distribuição e se estão ou não distorcidos.
No gráfico do Box Plot, a haste vertical é interpretada de baixo para cima, sendo que a parte inferior indica o mínimo e a superior indica o máximo, sempre desconsiderando possíveis outliers.
O retângulo central da haste possui três linhas que estão na horizontal: a linha de baixo, representada pelo contorno externo inferior do retângulo, indica o primeiro quartil. A linha de cima, que é o contorno externo superior do retângulo, indica o terceiro quartil. Já a linha interna indica a mediana ou o chamado segundo quartil.
Valores discrepantes, outliers e extremos são representados por asteriscos ou pontos, e indicam pontos atípicos no gráfico.
Os diagramas criados pelo Box plot possibilitam diversos tipos de observações e análises. Isso porque eles oferecem diferentes nuances, já que os outliers permitem enxergar os dados de outra perspectiva, influenciando assim na tomada de decisão.
Para isso, é fundamental que cada um dos dados apresentados no resumo de 5 números seja considerado e analisado de forma correta, a fim de evitar interpretações erradas.
O diagrama de caixa também é muito usado para apresentação estatística e cálculos fundamentados em dados, tornando-se assim uma ferramenta gráfica para representar a variação de dados existentes em uma variável numérica, representada por meio dos quartis.
Veja também: Análise Preditiva: O Que É e Qual Sua Importância?
Normalmente, os gráficos tipo Box plot são úteis em três cenários:
Um gráfico tipo Box plot permite visualizar rapidamente a distribuição de valores em um conjunto de dados e ver onde estão localizadas as cinco estatísticas de resumo numéricos.
Com o Box plot é possível fazer comparações e visualizar as diferenças entre duas ou mais distribuições de dados, analisando os valores medianos e a dispersão entre cada um dos resultados apresentados nesses dados.
Nos gráficos Box Plot, os valores atípicos são normalmente representados por pequenos círculos que se estendem acima ou abaixo do retângulo que representa os quartis e a mediana.
Uma observação é definida como um outlier se atender a um dos seguintes critérios:
Uma observação é menor do que Q1 – 1,5* (intervalo interquartil)
Uma observação é maior do que Q3 + 1,5* (intervalo interquartil)
Ao criar um gráfico tipo Box Plot, é possível ver rapidamente se uma distribuição de dados tem ou não valores discrepantes.
Veja também: Para que serve a manutenção preditiva?
O MATLAB é a ferramenta capaz de facilitar a produção de gráficos do tipo Box Plot que a OPENCADD oferece aos clientes. Para se plotar um gráfico tão robusto como este, basta simplesmente usar o comando boxplot. Isso porque o software possui uma linguagem de fácil entendimento e uma plataforma intuitiva e flexível, que podem ser usados para resolver quaisquer tipos de problemas e desenvolver projetos de todos os níveis.
Veja também: O que é Machine Learning?
Ao criar um diagrama de caixa no MATLAB, você tem a possibilidade de configurar da maneira que preferir. O MATLAB permite que você altere as cores e o tamanho do contorno da caixa, o estilo da mediana, o tamanho do gráfico, o estilo do gráfico, o status do entalhe, entre outras possibilidades.
Como podemos ver, são inúmeras alternativas e modificações de gráficos que o software do MATLAB permite criar.
Se você deseja criar gráficos Box Plot de maneira descomplicada, a OPENCADD convida você a conhecer o MATLAB. Acesse o site e faça um teste grátis de 30 dias.