Fale conosco

Energia renovável e a tecnologia 5G: aliadas pelo desenvolvimento sustentável

20/12/2023
5 min. de leitura

A interseção entre a energia renovável e a tecnologia 5G representa um divisor de águas na busca por um futuro sustentável. 

O casamento entre esses dois pilares é o tema deste artigo. Por isso, vamos revelar como a revolução tecnológica impulsionada pelo 5G está moldando o panorama das fontes de energia limpa. 

Além disso, apresentaremos os softwares MATLAB e Simulink, que contribuem significativamente para o desenvolvimento de sistemas renováveis. Veja mais informações, a seguir!

5G verde: o papel da energia renovável aliada ao desenvolvimento sustentável

O contexto de emergência climática impõe à sociedade a necessidade urgente de soluções sustentáveis. Algumas provas disso são as ondas de calor e os alagamentos que temos vivenciado recentemente.

Nesse contexto, o advento do 5G ocorre em um momento crítico, em que a eficiência energética tornou-se vital para a sobrevivência do planeta. 

A implementação do 5G não se restringe apenas à evolução da conectividade; ela representa um impulsionador para transformações profundas nos processos e comportamentos industriais. 

Dessa forma, uma rede 5G de alta capacidade, onipresente e com baixa latência atua como um catalisador para mudanças significativas. 

Em conjunto com a virtualização, computação periférica, análise baseada em inteligência artificial (IA) e a nuvem, o 5G emerge como um facilitador para a eficiência energética. Essa tecnologia possibilita a implementação de novos processos dentro das indústrias, integrando-se a programas de eficiência energética. 

Além disso, o 5G apoia a alocação mais eficiente e flexível de recursos. Ao capacitar tais mudanças, contribui para a inovação tecnológica e para a redução do consumo de energia.

Ou seja, o 5G funciona como um catalisador de práticas mais sustentáveis e alinhadas aos desafios ambientais atuais.

Conheça os 5 Ds da transição energética

5 Ds da transição energética

Como vimos, a internet 5G contribui diretamente para o desenvolvimento da energia renovável. A partir dela, desenvolve-se o roteiro do que chamamos “5 Ds da transição energética”. São eles: 

  1. Descarbonização;
  2. Descentralização;
  3. Digitalização;
  4. Desregulamentação;
  5. Democratização.

1. Descarbonização

É o cerne da transição, visando reduzir as emissões de carbono ao substituir fontes de energia fósseis por renováveis. Assim, essa mudança é essencial para mitigar os impactos das mudanças climáticas. 

A tecnologia desempenha um papel importante aqui, ao facilitar o uso eficiente e a integração de fontes limpas, como solar, eólica e hidrelétrica.

2. Descentralização

Propõe um afastamento do modelo centralizado de geração de energia, permitindo que consumidores também sejam produtores (prosumidores). 

Tecnologias como microrredes e armazenamento de energia viabilizam essa transição, aumentando a resiliência e a independência energética das comunidades.

3. Digitalização

Trata-se de um catalisador poderoso, proporcionando ferramentas avançadas para monitoramento, gestão e otimização da infraestrutura de energia. 

A interconexão de dispositivos e sistemas a partir da Internet das Coisas (IoT) e da inteligência artificial impulsiona a eficiência operacional das fontes renováveis e da distribuição de energia.

4. Desregulamentação

Envolve a revisão de políticas e regulamentações para favorecer a integração e a expansão das energias renováveis. 

Além disso, atua removendo barreiras burocráticas e promovendo incentivos para a adoção e o investimento.

5. Democratização

Almeja garantir que todos tenham acesso equitativo à energia renovável e a tecnologias associadas. 

Programas de acesso à energia, financiamento inclusivo e iniciativas comunitárias capacitam indivíduos e regiões a participar ativamente da transição para um sistema energético mais sustentável.

Portanto, quando combinados estrategicamente, esses 5Ds têm o potencial de remodelar significativamente o panorama da energia, promovendo uma transição para fontes renováveis e sistemas energéticos mais justos, eficientes e sustentáveis.

Potencializando energias renováveis com MATLAB e Simulink

Garanta a eficiência dos sistemas em meio ao movimento sustentável aproveitando as avançadas ferramentas do MATLAB e Simulink

Energias renováveis com MATLAB e Simulink

Tais soluções são fundamentais para o sucesso dos investimentos em turbinas eólicas e geradores fotovoltaicos, desde a concepção do projeto até a manutenção da distribuição de energia. 

Desenvolva e otimize sistemas renováveis, assegurando a viabilidade do setor energético de maneira eficiente, unindo-se a engenheiros e pesquisadores globalmente, com o suporte das soluções MathWorks.

O MATLAB e o Simulink possibilitam que você impulsione seus projetos, independentemente de sua plataforma de trabalho: Windows, Linux ou Mac.

MATLAB e Simulink no setor energético

A OPENCADD é a licenciadora do MATLAB e do Simulink no Brasil e está à sua disposição para incorporar essas ferramentas em seu projeto de energia renovável.

Acesse nosso site! Lá você encontra mais informações sobre os programas, cases de sucesso e o formulário para contato. Estamos aguardando! 

Clique e teste o MATLAB e Simulink gratuitamente por 30 dias!