Segundo um estudo organizado pelo Project Management Institute Brasil (PMI) em cerca de 76% das empresas ouvidas, o principal motivo pelo fracasso em projetos é por falhas na comunicação.
“Não sabemos escrever bem, não falamos bem o que queremos e não nos relacionamos bem com todos os perfis existentes em um ambiente de projeto” – Diz o diretor do PMI-Rio Walther Krause.
Uma grande parte dessas falhas (cerca de 60%) são oriundos da fase de Engenharia de Requisitos sendo que de 20% a 30% dos projetos falharam totalmente e 46% a 53% dos projetos sofreram algum estouro de linha de base (ou seja: prazo, custo, escopo ou qualidade foram comprometidos) segundo Chaos Report publicado pelo Standish Group.
No decorrer de um projeto de desenvolvimento de software, quanto mais tarde um erro é detectado, mais caro sairá sua resolução. Ou seja, um defeito detectado em fase de homologação (validação) pode demandar 5 vezes mais esforço que na fase de desenvolvimento que ainda demanda 20 vezes mais esforço na fase de requisitos. Assim a detecção nas falhas em fase de engenharia de requisitos pode economizar cerca de 100 vezes no esforço para sua correção segundo Barry Boehm.
Veja também:
Engenharia de Requisitos: conheça todas as etapas do processo
O processo de engenharia de requisitos é fundamental para o desenvolvimento completo e consistente dos requisitos que nortearão o desenvolvimento do software. A figura chave desse processo é o engenheiro de requisitos que deve estar preparado para facilitar a comunicação com os stakeholders elaborando uma documentação sistemática dos requisitos evitando metodicamente erros, omissões, ambiguidades ou inconsistências nos requisitos do software ainda na fase de engenharia de requisitos evitando altos custos na correção de falhas nas fases futuras do desenvolvimento.
Em linhas gerais, as principais características que um engenheiro te que ter são:
Capacidade de identificar necessidade por traz de afirmações das partes interessadas;
Possuir know-how adequado sobre o assunto do projeto;
Raciocínio Analítico;
Empatia;
Competência Comunicativa;
Capacidade de resolução de conflitos;
Moderação;
Autoconfiança;
Persuasão.
Se quiser saber mais sobre Engenharia de Requisitos, consulte nossa equipe. A OPENCADD pode ajudá-lo a implementar esse processo em sua empresa.