O hidrogênio verde, proclamado como a energia do futuro, emerge como uma fonte renovável de extrema relevância. Isso porque o elemento químico, abundante na natureza, apresenta um potencial inesgotável quando produzido por meio de fontes limpas, como solar e eólica.
A geração de hidrogênio verde não apenas promove a sustentabilidade, mas também desempenha um papel crucial na redução das emissões de carbono.
Dentro desse contexto, falaremos sobre a viabilidade do hidrogênio verde como combustível sustentável para caminhões elétricos.
Se você se interessa pelo tema, continue a leitura e saiba mais sobre a relação entre o hidrogênio verde e a mobilidade ecológica.
Baixe o e-book: Hidrogênio verde é o novo diesel
O hidrogênio verde representa uma promissora fonte de energia para o futuro, aproveitando a abundância do elemento químico.
Além disso, a produção a partir da eletrólise da água com eletricidade renovável garante um processo sem emissões de carbono. Isso contribui, por exemplo, para mitigar as mudanças climáticas.
Outra característica interessante é a versatilidade, que o torna ideal para setores difíceis de eletrificar, como indústrias pesadas e transporte de longa distância.
Na prática, o uso do hidrogênio verde atua impulsionando a transição para uma economia de baixo carbono e promovendo a sustentabilidade global.
A partir de 2024, um marco significativo será alcançado no campo dos caminhões elétricos movidos a hidrogênio. Isso é o que mostra uma reportagem do portal Inovação Tecnológica.
De acordo com a publicação, grandes fabricantes de caminhões, como Daimler, Volvo e Iveco, uniram forças em um projeto de pesquisa denominado H2Accelerate, liderado pelo instituto de pesquisas SINTEF, da Noruega.
Nessa iniciativa ambiciosa, uma frota pioneira de caminhões livres de emissões, todos alimentados por células de combustível, será lançada nas estradas.
Para sustentar essa frota, o projeto inclui a construção de oito postos de abastecimento de hidrogênio ao longo das rotas iniciais.
Os caminhões elétricos a hidrogênio empregam tecnologia de ponta, apesar das considerações sobre a prontidão tecnológica.
Armazenando hidrogênio em tanques, a abordagem alimenta células a combustível, gerando eletricidade de forma direta e produzindo apenas água como subproduto. Ou seja, sem emissões de carbono ou poluentes.
A eletricidade é então utilizada para alimentar os motores elétricos dos caminhões. Além disso, os veículos contam com um banco de baterias de reserva para momentos de alta demanda, como subidas íngremes.
A energia excedente das células é direcionada para recarregar as baterias durante períodos de demanda estável. Ao mesmo tempo, aproveita-se o sistema regenerativo dos freios para reabastecer as baterias.
Com esse avanço, a indústria automotiva está se preparando para um futuro de transporte de mercadorias mais limpo e sustentável.
O uso dos softwares MATLAB® e Simulink® desempenha um papel importante na implementação da mobilidade futura, com foco em caminhões elétricos e direção automatizada.
Essas ferramentas aceleram o desenvolvimento de funções autônomas, permitindo simulações realistas no Simulink para testes e otimização.
O MATLAB ainda facilita o acesso a dados e o pré-processamento deles para construir modelos preditivos usando inteligência artificial.
Além disso, o programa realiza a conversão automática de modelos, o que simplifica a implantação em sistemas de produção.
Essa abordagem conjunta impulsiona a inovação na direção autônoma e nos caminhões elétricos, desempenhando um papel essencial na transformação da indústria automotiva.
Com o uso das tecnologias como MATLAB e Simulink, o hidrogênio verde destaca-se como a melhor opção para a implementação de caminhões elétricos na logística.
As empresas que usarem esses programas certamente se destacarão nesse mercado e conquistarão melhores resultados nos projetos de mobilidade urbana.
Acesse nossa página e veja tudo sobre o MATLAB e o Simulink aplicados à indústria automotiva.