Dificilmente você encontrará hoje uma pessoa que não sabe o que é IoT ou Internet das Coisas. Alguns podem até desconhecer o termo, mas basta citar um exemplo da vida cotidiana e logo todos estarão na mesma página. Internet das Coisas deixou de ser tendência e já é uma realidade.
Veja também:
Inovação tecnológica: como pode beneficiar os negócios?
Internet das Coisas é sobre conectar “coisas” de forma inteligente para nos beneficiar de alguma forma, seja trazendo conforto, praticidade, produtividade ou agilidade. Dada a quantidade de “coisas” que existem no mundo, dá para imaginar o volume de conexões possíveis entre elas e os benefícios que podemos alcançar? Por isso, apesar da tecnologia já ser uma realidade entre nós, ainda há muito o que explorar e usar a nosso favor.
Foi pensando nisso, que a Professora Doutora em Engenharia Renata Marè, desenvolveu um projeto que explora as possibilidades de IoT para a construção de cidades inteligentes.
A tese consiste na utilização de LEDs – presentes em luminárias públicas, semáforos e lanternas de veículos – para a transmissão de dados. O objetivo é garantir as coordenadas posicionais em locais da cidade menos favoráveis à recepção de sinais de GPS – como túneis, por exemplo.
A pesquisa baseou-se na proposta de que luminárias de LEDs presentes na infraestrutura pública pode transmitir as coordenadas posicionais aos ônibus através de VLC (Visible Light Communication). O ônibus, por sua vez, recebe a informação e a transmite à Central de Controle e Operação. Desta forma, os responsáveis pelo planejamento e gestão do transporte público tem à disposição mais informações para criar Sistemas de Transporte Inteligentes, de fato.