Fale conosco

MATLAB em universidades: por que é importante?

28/10/2022
7 min. de leitura

Com mais de 30 anos de existência em um mercado altamente competitivo, o MATLAB é um dos principais softwares voltados para o desenvolvimento de projetos nas mais modernas áreas tecnológicas da atualidade, como, Machine Learning, Deep Learning, Internet das Coisas (IoT), entre outras.

Por isso, a ferramenta é utilizada nas grandes indústrias e instituições de ensino e pesquisa no mundo, contribuindo para a formação de profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento.

Assim, este artigo tem o objetivo de explicar a você a importância da utilização do MATLAB em universidades.

Acompanhe! 

 

A importância do MATLAB para universidades

O MATLAB é um software projetado para análise de dados, desenvolvimento de algoritmos e criação de sistemas. Baseado em Toolboxes (ou caixas de ferramentas) modulares, essa ferramenta está apta à utilização nas mais diversas e modernas tecnologias, como Robótica, Deep Learning, Manutenção Preditiva, entre outras.

Desenvolvido pela empresa norte-americana MathWorks, o MATLAB é uma das principais ferramentas de aprendizagem para a formação de futuros engenheiros, analistas, cientistas de dados e pesquisadores. 

Seus mais de trinta anos de atuação e sucesso em um mercado altamente competitivo fazem com que o MATLAB esteja presente no desenvolvimento de projetos das principais indústrias e instituições de ensino e pesquisa no mundo.

Por meio da modalidade CWL (Campus-Wide License), que integra o programa da MathWorks voltado às universidades, as licenças MATLAB beneficiam alunos e docentes nas mais variadas instituições do Brasil e do mundo. Aqui, algumas universidades que contam com o MATLAB são o IME (Instituto Militar de Engenharia), PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e o Instituto de Ensino e Pesquisa – INSPER.

Já no exterior, o sistema integra programas educacionais de tradicionais universidades como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), Carnegie Mellon University, Harvard University, Boston College e University of New Mexico. 

Das 25 melhores e mais prestigiadas universidades do mundo, 22 já aderiram ao CWL.

Além das vantagens em termos de aprendizado, os estudantes que se especializam no software MATLAB se colocam uma posição à frente dos demais no mercado de trabalho. Isso porque o MATLAB é uma das mais importantes ferramentas de programação e é uma das habilidades mais solicitadas em vagas de emprego nas áreas correlatas.

 

Leia também: MATLAB auxilia projetos de alunos e professores da UFPB

 

Áreas de atuação para estudantes com o MATLAB

Ao dominar o MATLAB, estudantes universitários de diferentes cursos terão inúmeras possibilidades de atuação depois de formados. Veja alguns exemplos das áreas em que o software é aplicado:

 

Aeroespacial e defesa

O domínio do MATLAB na engenharia da indústria aeronáutica e de defesa é fundamental para análise de dados, simulação e modelagem. Além disso, a ferramenta permite criar modelos matemáticos, cálculo de projetos complexos, desenvolvimento de protótipos, programação de dispositivos, modelagem de sistemas.

 

Automotiva

Na indústria automotiva, tanto o MATLAB quanto o Simulink se destacam por suas infinitas possibilidades. Com a metodologia Model-Based Design, por exemplo, essas ferramentas permitem a participação de todos os envolvidos nos projetos, em tempo real, a partir de protótipos virtuais. Além disso, reduzem a possibilidade de erros, ao gerar códigos automaticamente. Finalmente, diminuem expressivamente os custos de produção, ao evitar a necessidade de protótipos físicos (e caros) para o desenvolvimento de projetos. 

 

Dispositivos médicos

Na área médica, o software do MATLAB torna possível observar malformações anatômicas e tratá-las antes do nascimento do bebê, e permite que médicos possam analisar e avaliar possíveis problemas nos pulmões, coração, metabolismo (entre outros), a fim de aprimorar o tratamento.

 

Leia também: MATLAB e Medicina: de mãos dadas, sempre

 

Produção de energia

Com o MATLAB, os futuros profissionais poderão se dedicar à produção de energia renovável, como a energia solar, eólica, maremotriz, hidráulica, entre outras. Além disso, um outro campo em que o software pode ser muito benéfico é em projetos de mobilidade urbana sustentável.

 

Serviços financeiros

No setor financeiro, o conhecimento em MATLAB permite gerenciar estratégias de investimento, fornecendo resultados adaptados às necessidades específicas de cada cliente, através de modelos gerados a partir de algoritmos baseados em técnicas Machine Learning e desenvolvidos com MATLAB, entre outras aplicações.

 

Software e Internet

Com o MATLAB, o futuro profissional poderá desenvolver projetos em diferentes tecnologias, como Inteligência Artificial, Engenharia de Requisitos, Digital Twins, Big Data, entre outros.

 

Conheça as vantagens da licença Campus-Wide License para universidades

Voltadas ao setor acadêmico, as licenças Campus-Wide License (CWL) são um diferencial de peso na formação de alunos, desenvolvendo assim futuros profissionais que estarão prontos para o mercado de trabalho ou para o desenvolvimento de pesquisas na área acadêmico-científica em diferentes áreas.

Além disso, as principais vantagens da licença CWL para universidades são:

  • Acesso remoto ao MATLAB de qualquer lugar e a qualquer hora, tanto para os docentes quanto para os estudantes, incluindo a instalação do software em computadores pessoais.

  • Cursos online com certificado em inglês e português para alunos, professores e pesquisadores.

  • Redução de custos, já que a licença CWL é mais econômica que as licenças acadêmicas convencionais.

  • As licenças do MATLAB permitem que em um único ambiente, diferentes cursos possam usufruir do software.

  • O software do MATLAB é utilizado pelas principais indústrias e instituições brasileiras, como Embraer, Itaú, Stellantis,, Mercedes-Benz, Banco Central, Google, IBM, Petrobras, Marcopolo, Boeing, entre outras.

Se você deseja obter as licenças para o principal software de análise de dados, desenvolvimento de algoritmos e criação de sistemas, a OPENCADD te convida a conhecer o MATLAB e o Simulink. Acesse o site e faça um teste grátis de 30 dias.

QUERO FAZER O TESTE GRATUITO