Fale conosco

MATLAB auxilia projetos de alunos e professores da UFPB

11/08/2022
4 min. de leitura

(na foto, Professor Euler Macêdo com Equipe Fórmula SAE Elétrico – UFPB)

Estudantes e profissionais que conhecem as ferramentas do MATLAB e sua aplicabilidade tornam-se verdadeiros experts em suas toolboxes e não abrem mão deste software. Há quem diga que será a salvação do mundo!

Um destes casos é o do professor Euler Macêdo, Diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis – CEAR da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Em 2002, ele passou no vestibular para a faculdade de Engenharia Elétrica. Seu primeiro contato, com o software foi em 2004. E, definitivamente, não o abandonou mais! “Fiz uma parte da minha graduação na França, por meio da Parceria Brasil França Tecnologia (Brafitec) e nos anos de 2007 e 2008 e o uso do MATLAB foi intenso e importantíssimo”.

Leia também:

MATLAB em Universidades: por que é importante?

Fiz uma parte da minha graduação na França, por meio da Parceria Brasil França Tecnologia (Brafitec) e nos anos de 2007 e 2008 e o uso do MATLAB foi intenso e importantíssimo.

 
Euler Macêdo
Euler Macêdo

Descargas parciais

A norma IEC 60270 define descargas parciais como descargas elétricas localizadas na união entre dois condutores, por meio do isolamento, que pode ou não ocorrer próximo de um condutor. Descarga parcial é, em geral, a consequência de uma concentração de estresses elétricos em isolamentos ou em superfície de isolamentos.

O Doutorado do professor foi sobre o assunto acima, com o tema “Metodologia para Diagnóstico de Isolamentos Elétricos a Partir da Classificação de Descargas Parciais Utilizando Redes Neurais Artificiais’, usando o MATLAB. “Com a simulação, é possível fazer a manutenção preventiva e a preditiva, para evitar acidentes e, ainda, minimizar custos”, explicou.

Fórmula SAE

Coordenada pela UFPB, há uma equipe que participa da Fórmula SAE na categoria ‘elétrico’. A competição tem como objetivo propiciar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, apresentando um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula. O carro é praticamente desenvolvido com as ferramentas do MATLAB. Aliás, a equipe está em São Paulo, para a competição que vai até o dia 14 de agosto.

Hackathon

Há poucos dias, foi realizado um hackathon, pela UFPB e a OPENCADD, cuja proposta era encontrar soluções para as questões de saneamento básico do Estado. Participaram mais de duzentos alunos, entre eles estudantes do ensino médio, que também utilizaram o programa. “As soluções apresentadas foram excelentes. E as propostas das equipes vencedoras são completamente viáveis de ser implantadas”, ressaltou.

Viviane Nunes é jornalista e colabora com a OPENCADD com trabalhos de assessoria de imprensa, redes sociais e organização de eventos.