A mobilidade urbana sustentável é um assunto que vem sendo amplamente discutido nos últimos tempos, não apenas pela preocupação com o futuro das cidades e grandes centros urbanos, mas também por conta do atual estado dos meios de locomoção.
Isso porque, podemos observar o caos crescente do trânsito, a poluição causada pelo uso de combustíveis fósseis e a degradação sofrida pelo meio ambiente.
Implementar ações que visem combater esses malefícios exige um grande esforço de autoridades políticas, empresas e sociedade.
Neste artigo, você vai conhecer quais são os maiores desafios que devem ser enfrentados para se pôr em prática um plano de mobilidade urbana sustentável.
Confira!
Mobilidade urbana sustentável é um conceito que visa buscar melhores condições de deslocamento de pessoas e bens pelas cidades, mas sem comprometer a possibilidade de gerações futuras terem suas necessidades atendidas.
Isso significa que a mobilidade urbana sustentável tem dois objetivos principais e interligados: promover um sistema de transporte mais eficiente e funcional sem prejudicar o meio ambiente.
Assim, as principais ações para promover a mobilidade urbana sustentável devem ser o combate aos problemas ocasionados pelo transporte cotidiano, como os congestionamentos cada vez maiores e o consequente aumento da poluição do ar causado pelo uso de combustíveis fósseis, que acabam causando mais acidentes de trânsito e até mesmo problemas de saúde relacionados à má qualidade do ar.
Para colocar em prática um plano de mobilidade sustentável, é necessário que as cidades estabeleçam uma infraestrutura mais acessível e amigável para outros meios de locomoção alternativos, que substituam os carros tradicionais, tão prejudiciais ao meio ambiente.
Também é fundamental reforçar a aposta em transportes coletivos, que não só diminuam a emissão de gases poluentes, como ajudem a reduzir a quantidade de veículos nas cidades.
Veja também:
5 exemplos de mobilidade urbana sustentável
A implementação de políticas e ações que favoreçam a mobilidade urbana sustentável podem trazer diversos benefícios tanto a nível pessoal, quanto para a população geral e também para as empresas.
Entre eles, podemos citar a diminuição dos engarrafamentos, já que os trajetos urbanos passam a ser melhor planejados e organizados. Com isso, a saúde também é beneficiada, afinal, o estresse causado pelo trânsito intenso é consideravelmente reduzido. A diminuição de veículos circulando pelas ruas também contribui para o aumento da segurança nas vias, principalmente para pedestres e ciclistas.
Além disso, com a maior oferta de combustíveis limpos, a poluição nas cidades diminui bastante, melhorando assim a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
Otimização de tempo no percurso, por meio de soluções de integração modal e caronas compartilhadas.
Veja também:
Veículos híbridos e etanol híbrido
A implementação de um plano de mobilidade urbana sustentável exige a superação de grandes desafios estruturais e políticos. Veja abaixo quais os principais problemas que precisam ser solucionados:
Um dos maiores desafios para implementar um projeto de mobilidade urbana sustentável diz respeito às alterações que precisam ser feitas nas infraestruturas das cidades. Isso porque, na maioria dos lugares, o planejamento urbano é voltado para a locomoção de carros particulares. É preciso elevar os investimentos em ciclovias, calçadas acessíveis e transportes públicos, como metrôs e corredores de ônibus.
Para que projetos de reformulação de vias urbanas sejam colocados em prática, é necessário percorrer um longo caminho burocrático, afinal, novas obras precisam ser antes discutidas, aprovadas, sancionadas e licitadas até, de fato, serem implementadas. E tudo isso, geralmente, leva muito tempo para ser concluído.
A mobilidade urbana sustentável é assunto relativamente novo, e muitas autoridades políticas ainda não se deram conta da importância deste tema para essa geração e para as gerações futuras. A sustentabilidade ainda não é prioridade para governantes, e isso precisa ser mudado o quanto antes.
Da mesma forma que políticos desconhecem ou não priorizam a mobilidade urbana sustentável, muitos cidadãos também agem da mesma forma. Por isso, são comuns os descontentamentos com a inauguração de ciclovias ou novas obras de metrô, por exemplo. Trabalhar o pensamento cultural da sociedade sobre esse assunto é fundamental para a mudança de mentalidade.
Leia também:
Eletrificação de ferrovias: o que isso tem a ver com mobilidade urbana?
Adequar seus processos em favor de ações voltadas à mobilidade urbana sustentável é imprescindível para empresas de diferentes setores, já que, além de se tornar um diferencial para a gestão, também traz grandes ganhos financeiros.
E não estamos falando aqui apenas de grandes movimentos, mas sim de pequenas atitudes que podem colaborar bastante para a pauta sustentável. Entre elas, estão:
Adoção de combustíveis limpos e renováveis, como etanol, biometano e eletricidade para abastecer os veículos corporativos.
Incentivo a transportes alternativos, como bicicletas e patinetes, inclusive com lugares adequados para guardar equipamentos e trocar de vestuário.
Desenvolver, na organização, um projeto de carona compartilhada, em que colaboradores que façam a mesma rota para ir e voltar da empresa utilizem o mesmo veículo.
Realizar a manutenção preventiva dos veículos, diminuindo assim possíveis acidentes e assegurando uma melhor qualidade do ar, já que carros sem conservação poluem mais.
MATLAB e Simulink são ferramentas que podem contribuir muito para a implementação de ações voltadas à mobilidade urbana sustentável.
Afinal, os softwares possuem muitas vantagens em relação a outros programas do mesmo segmento, com uma interface mais simples e intuitiva de usar, toolboxes (caixas de ferramenta) que permitem desenvolver uma infinidade de projetos e muitos modelos já prontos para uso.
Além disso, o MATLAB e o Simulink são familiares aos engenheiros desde a faculdade, fazendo parte efetivamente da inovação e do progresso dessa área uma vez que são softwares muito utilizados no mercado.
As possibilidades do MATLAB e Simulink em projetos de mobilidade urbana sustentável são infinitas. Se você deseja conhecer mais dessas ferramentas, a OPENCADD te convida a acessar o site e fazer um teste grátis de 30 dias.