- Blog
- Semana Integrada de Engenharia na PUC-RIO prova que o uso do MATLAB® e do Simulink® são importantes para a qualificação profissional
Sumário
Semana Integrada de Engenharia na PUC-RIO prova que o uso do MATLAB® e do Simulink® são importantes para a qualificação profissional

Em agosto, a OPENCADD, uma das maiores empresas de soluções em tecnologia da América Latina, participou da 5ª Semana Integrada de Engenharia (SIENG), na PUC-RIO.
(por Viviane Nunes)
Em agosto, a OPENCADD, referência em soluções tecnológicas na América Latina, marcou presença na 5ª Semana Integrada de Engenharia (SIENG), realizada na PUC-RIO.
O evento, organizado por acadêmicos, teve como objetivo aproximar os estudantes de Engenharia do mercado de trabalho, promovendo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Durante a feira, os alunos apresentaram seus projetos para expositores e visitantes, consolidando a integração entre academia e empresas.
Entre as diversas atividades realizadas, a OPENCADD ofereceu dois cursos focados no uso das ferramentas MATLAB® e Simulink®. As aulas demonstraram como essas tecnologias são cruciais para a formação acadêmica e profissional, alinhadas às demandas da Indústria 4.0.
Para Renato de Oliveira Gabriel, mestrando em Engenharia Mecânica, essas ferramentas facilitam significativamente o aprendizado e a aplicação prática:
“Os alunos podem utilizar as ferramentas em seus computadores pessoais, o que transforma a qualidade do ensino, da aprendizagem e dos projetos acadêmicos. Agora, o contrato foi expandido para todas as funcionalidades do MATLAB® e do Simulink®.”
Martha ressaltou que as ferramentas são diferenciais essenciais, especialmente com as novas diretrizes curriculares da Engenharia no Brasil, voltadas para a modernização e alinhamento com as exigências da Indústria 4.0.
Saiba mais sobre a Campus Wide License! É fácil e custa menos do que você imagina.
Para o coordenador de graduação de Engenharia da PUC-RIO, Professor Luiz Fernando Martha, “adquirir a licença fez toda a diferença, pois os alunos podem usar em seus computadores pessoais, indistintamente. É impressionante a diferença, no ensino, na aprendizagem e na qualidade dos projetos dos estudantes, tanto na graduação quanto na pós-graduação – ambiente em que também é muito utilizada. E agora, nosso contrato foi aberto para todas as ferramentas do MATLAB® e do Simulink®”.
Martha ainda acrescentou que, ter a licença do MATLAB® e do Simulink® é um diferencial. As licenças podem ser usadas indistintamente, por todos, em qualquer lugar, pois a maneira de ensinar Engenharia no Mundo está mudando, em particular no Brasil. “Estão sendo implantadas novas diretrizes curriculares, homologadas pelo Conselho Nacional de Educação. Isto mostra que o ensino da Engenharia deve ser moderno, aplicado e compatível com a indústria 4.0. Estas ferramentas são muito úteis neste processo”, acrescentou.
Quer saber mais sobre a Semana Integrada de Engenharia?
Clique aqui e assista às entrevistas!