- Blog
- Como funciona a tecnologia 5G?
Sumário
Como funciona a tecnologia 5G?
A tecnologia 5G é um marco transformador no campo da engenharia e telecomunicações.
Nesse contexto, ela promete velocidades de conexão sem precedentes, latência mínima e uma capacidade incrível de suportar um número exponencial de dispositivos conectados simultaneamente.
A seguir, vamos falar mais sobre o assunto, abordando, inclusive, o atual cenário do 5G no Brasil e apresentando uma ferramenta revolucionária para trabalhar com a nova tecnologia.
Tecnologia 5G: entenda o que é e como funciona
A tecnologia 5G representa a quinta geração de redes móveis, marcando um avanço significativo em relação às gerações anteriores.
Assim, desenvolvido para atender à crescente demanda por dados e conectividade em uma sociedade cada vez mais digital, o 5G promete velocidades de download e upload mais rápidas.
Além disso, a internet 5G tem latência muito baixa (tempo de resposta da rede) e maior capacidade de conexão para dispositivos simultâneos.
Isso é possível graças a uma combinação de tecnologias avançadas, incluindo o uso de frequências de rádio mais altas.
Dessa forma, a arquitetura do 5G se diferencia pela flexibilidade. Assim, sendo a melhor opção para uma variedade de serviços e aplicações, como:
- Comunicações móveis de alta velocidade;
- Coleta de dados usando Internet das Coisas (IoT) para a criação de Digital Twin;
- Edge Computing;
- Comunicação entre veículos autônomos (V2V, V2X), entre milhares de outras aplicações.
Também, o 5G introduz o conceito de redes definidas por software (SDN) e virtualização de funções de rede (NFV). Permite-se, assim, uma gestão de rede mais eficiente e adaptável às necessidades específicas de cada aplicação.
O atual cenário da tecnologia 5G no Brasil
Desde a introdução no Brasil em 2022, a tecnologia 5G tem avançado rapidamente, cobrindo mais de 300 cidades nacionais.
Esse marco representa um salto significativo na conectividade e oferece uma base sólida para o desenvolvimento de serviços essenciais e inovações tecnológicas.
Por isso, Fabiola Oliveira, engenheira da Embratel, em sua participação no congresso Futurecom 2023, destacou a importância dessa nova tecnologia como um facilitador crítico em vários setores.
A experimentação com o 5G, segundo Oliveira, é fundamental para compreender suas capacidades e limitações. Ainda de acordo com ela, o 5G promete transformar drasticamente áreas como saúde e urbanismo, possibilitando o surgimento de cidades inteligentes e melhorando a entrega de serviços públicos.
5G Toolbox: simule, análise e teste sistemas de comunicação
A 5G Toolbox é uma solução abrangente projetada para acelerar a modelagem, simulação e verificação de sistemas de comunicação 5G New Radio (NR) e 5G-Advanced.
Trata-se de uma “caixa de ferramentas”, disponível para usuários do MATLAB, que fornece um conjunto rico de funções compatíveis com os padrões atuais, exemplos de referência, e ferramentas interativas para facilitar o desenvolvimento e a implementação de tecnologias 5G.
Com a 5G Toolbox, os engenheiros e pesquisadores podem configurar, simular, medir e analisar links de comunicação 5G NR de ponta a ponta, abrindo um vasto leque de possibilidades para inovação e otimização em redes 5G.
Portanto, um dos principais recursos da 5G Toolbox é a geração de formas de onda compatíveis com o padrão 5G NR.
Logo, os usuários podem gerar formas de onda para simular condições de teste realistas, incluindo a adição de imperfeições de RF, como forma de avaliar o desempenho dos sistemas sob diversas condições de canal e interferência.
Além disso, a Toolbox permite a realização de testes de conformidade e verificações de golden reference. Ou seja, assegurando que os projetos estejam alinhados com as especificações recomendadas.
A simulação em nível de link é outro destaque, permitindo incorporar simulação de operações de transmissor, modelagem de canal e receptor. Também sendo possível a simulação de erros nas transferências 5G Cluster Delay Line (CDL), Tap Delay Line (TDL) e High-Speed Train (HSP).
A 5G Toolbox também se estende ao teste e à medição de desempenho de transmissores e receptores RF 5G, permitindo a caracterização de parâmetros críticos, como a taxa de vazamento de canal adjacente (ACLR) e a magnitude do vetor de erro.
Também, a Toolbox aborda técnicas avançadas como MIMO e formação de feixo, utilizando o feedback de informações de estado do canal (CSI) para ajustar parâmetros de transmissão.
Para redes mais complexas, a simulação em nível de sistema permite a avaliação de estratégias de agendamento de controle de acesso ao meio.
Ao mesmo passo, a integração de IA abre novas fronteiras para a otimização de operações de rede, desde a compactação de CSI até a seleção de feixes e a estimativa de canal.
Se você tem curiosidade em testar a 5G Toolbox, temos uma oferta imperdível: teste já o MATLAB® e o Simulink® gratuitamente por 30 dias. Com toda a certeza, você gostará muito dos programas e suas ferramentas.