UFMA investe em ensino remoto para seus alunos e pesquisadores

UFMA investe em ensino remoto para seus alunos e pesquisadores

5 minutos de leitura

Neste período de pandemia, plataforma de computação pode ser utilizada em casa para atender às necessidades em formar profissionais cada vez mais qualificados, sem perder a qualidade de ensino. No Brasil, neste momento de pandemia, 15 instituições educacionais investiram em tecnologia e garantiram a boa formação. A UFMA faz parte deste grupo.

 

Alunos e pesquisadores da UFMA, aproximadamente 53 mil favorecidos, já podem utilizar o que há de mais avançado no mundo, no que tange à análise de dados, simulação e modelagem: o MATLAB®, da MathWorks®, representada no Brasil pela OPENCADD.

Modelos matemáticos, cálculo de projetos complexos, desenvolvimento de protótipos, programação de dispositivos, modelagem de sistemas são mais facilmente resolvidos, com o uso desta ferramenta.

O MATLAB® torna a Engenharia e outras disciplinas muito mais rápidas e eficientes, já que todas as ferramentas podem ser testadas, validadas e implantadas em qualquer área. Ele pode ser usado em simulações de processos de engenharia, matemática, física, sistemas de controle, processamento de sinais e comunicações, processamento de imagens e visão computacional, testes e medições, machine learning, deep learning, entre outras áreas.

A licença, chamada Campus-Wilde License (CWL) contempla todas as toolboxes do MATLAB®, além de suporte técnico – oferecido pela OPENCADD – cursos online e ferramentas de aplicação de testes que auxiliam o professor em sala de aula. O programa fica disponível não somente nos laboratórios da instituição, mas o aluno ou professor podem utilizar em casa ou via smartphone com o MATLAB® Mobile. A disponibilização é feita em tempo real, aos alunos, com as melhores práticas. Além disto, neste tempo de isolamento, a plataforma ainda faz com que haja a interação de grupos de pesquisa e colaborar com outras áreas do conhecimento.

Para facilitar o aprendizado, também são disponibilizados tutoriais e atendimento exclusivo dos pesquisadores da OPENCADD.

O reitor Natalino Salgado destacou a importância do investimento em softwares e aplicativos:

Quando assumi a Universidade fiz um planejamento para mudar a estrutura, a funcionalidade e implantar novas ferramentas de gestão para melhorar a vida acadêmica. Vamos usar essas ferramentas para economizar e investir na produtividade, na ciência e no desenvolvimento institucional”.

 

O CEO da OPENCADD, Douglas Oliveira, comenta que esta é uma demonstração de que a UFMA está na vanguarda e comprometida com a qualidade da formação profissional. “Em tempos de pandemia e isolamento social, em que a universidade precisa encontrar meios para ensinar e, ainda encontrar soluções para a integração academia-indústria, o investimento em plataforma de ensino remoto é essencial. Nós, da OPENCADD, podemos apoiar com soluções”.



Conheça!

Campus-Wide License

MATLAB para todo o campus universitário, na escola e em casa!



Assista a reportagem exibida pelo JMTV, telejornal do Maranhão de uma emissora afiliada à Rede Globo.


Viviane Nunes é jornalista e colabora com a OPENCADD com trabalhos de assessoria de imprensa, redes sociais e organização de eventos.
(Assessoria de Imprensa: VN Comunicações – 11 97620 6208 | viviane@vivianenunes.com.br)

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »