- Blog
- Indústria 4.0: por que ela está transformando o mundo
Sumário
Indústria 4.0: por que ela está transformando o mundo
As revoluções industriais marcaram o mundo ao longo da história, com inovações que, em suas determinadas épocas, transformaram os rumos do trabalho e a forma como produtos e serviços eram oferecidos às pessoas.
Da mesma maneira que aconteceram antes outras revoluções, a Quarta Revolução Industrial (ou Indústria 4.0) já está transformando o mundo, através da integração entre a tecnologia e o homem, a fim de automatizar processos e tornar os negócios mais lucrativos e eficientes.
Neste artigo, você vai entender como e por que a indústria 4.0 está transformando o mundo e como se adequar a essa revolução.
Acompanhe!
O que é a Indústria 4.0?
A Indústria 4.0 é um conceito que engloba diferentes tecnologias, com o objetivo de trazer mais eficiência e produtividade para organizações e empresas, independentemente de seu porte, segmento ou modelo de negócio.
Além disso, a revolução trazida por essas novas tecnologias permite que indústrias dos mais variados nichos possam operar no chamado Sistema Ciberfísico, onde integrações que envolvem computação, comunicação e controle por meio de redes e processos físicos ajudam empresas a representar a realidade do mundo físico em ambientes digitais.
Com esses sistemas, é possível realizar testes e simulações a fim de prever desgastes e falhas, com feedbacks sendo emitidos em tempo real, o que facilita a tomada de decisões de forma mais rápida e assertada.
Dessa forma, a Indústria 4.0 se utiliza da tecnologia da informação para fazer com que máquinas desempenhem funções cada vez mais complexas, tanto em nível operacional quanto na coleta e análise de dados, que contribuem para otimizar processos e sistemas de produção, deixando-os mais rápidos, inteligentes, flexíveis e precisos.
Para transformar a produção industrial, algumas das tecnologias utilizadas são Inteligência Artificial (IA), Cloud Computing, Big Data, Machine Learning, Cybersegurança, Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual e Aumentada, Robótica, entre outras.
Ao aumentar a qualidade e agilizar o processo de produção, a Indústria 4.0 traz um maior potencial competitivo para as empresas que adotam esses recursos, por meio da redução de custos, aumento da produtividade, facilidade para a adoção da manutenção preditiva, eliminação de gargalos e previsão de demanda.
Veja também:
Aprenda onde aplicar Inteligência Artificial na sua empresa
Por que ela está transformando o mundo?
A Indústria 4.0 está transformando o mundo por meio dos avanços tecnológicos que ela proporciona, tornando negócios dos mais variados segmentos mais produtivos, eficientes e lucrativos. Algumas tecnologias utilizadas para alcançar esses objetivos são:
Big Data Analytics
Big Data é um sistema de armazenamento de grandes volumes de dados, que permite coletar e analisar importantes informações sobre a produção e a rotina de manutenção.
A utilização da tecnologia Big Data contribui para a redução de custos e melhora na qualidade do produto, pois possibilita que a tomada de decisões ocorra em tempo real e de maneira assertiva, entregando uma visão completa e abrangente sobre toda a cadeia de produção e do negócio.
Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas (ou Internet of Things, IoT) é a conexão de ferramentas, maquinário e equipamentos com uma rede de computadores, por meio da internet.
Com a IoT é possível realizar uma comunicação eficiente entre máquinas e pessoas, gerando melhores análises, coletas e trocas de dados em tempo real.
A conectividade promovida pela Internet das Coisas permite, por exemplo, antecipar o momento em que uma máquina apresenta problemas, possibilitando que seja realizada a manutenção preditiva ou revisão antes dela parar e comprometer a produção.
Inteligência Artificial
A tão falada Inteligência Artificial (IA) pode ser definida como a capacidade de máquinas e sistemas simularem o pensamento humano, realizando tarefas complexas com a habilidade de analisar, perceber o ambiente, aprender e tomar decisões. Dessa forma, essas máquinas podem resolver problemas, entender padrões e tomar decisões a partir deles.
Na indústria, a IA pode ser utilizada para prever demandas, diminuir custos com controle de estoque e fornecimento de matérias-primas, identificando gargalos na produção e eliminando gastos desnecessários.
Robótica
Com a Robótica e a criação de robôs industriais cada vez mais autônomos e integrados aos humanos, os processos de manufatura tendem a se tornar cada vez mais automatizados, aumentando assim sua precisão e qualidade, além de maior rapidez no desenvolvimento ou manipulação de produtos.
Essa tecnologia também permite aumentar a produtividade e a rotina de produção, afinal, o trabalho já não depende 100% da força do homem, mas sim de máquinas que podem exercer a mesma função 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Leia também:
Robótica Industrial: o que é e como está presente no dia a dia das empresas
Cloud Computing
Na indústria 4.0, o compartilhamento de dados é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Dessa forma, o armazenamento em nuvem se faz muito importante, porque a quantidade de informações obtidas pode esbarrar em dificuldades operacionais.
Assim, com a computação em nuvem é possível processar, armazenar e acessar esses dados de maneira mais econômica e escalável.
Simulação
Tecnologias de simulação estão sendo cada vez mais utilizadas durante os processos de desenvolvimento de produtos, já que permitem criar e simular sistemas e protótipos com perfeição, testando o comportamento de todas as suas facetas antes que ele vá para a linha de produção, em forma de hardware.
Ferramentas de simulação Simulink e Simscape: conheça cada uma!
MATLAB e Simulink na Indústria 4.0
Como vimos, a Indústria 4.0 está transformando o mundo por meio da inovação tecnológica. No entanto, para que seu negócio possa se adequar a essa nova realidade, é preciso contar com ferramentas que facilitam, agilizam e otimizam projetos, aumentando a competitividade e a lucratividade da empresa.
Os softwares MATLAB e Simulink oferecem a possibilidade de incorporar muitas dessas tecnologias ao negócio, auxiliando a empresa em aspectos como:
-
Aumento da conectividade: por meio da Internet das Coisas, você pode conectar dispositivos incorporados à internet e obter insights de seus dados.
-
Maior automação: com a Robótica, você converte suas ideias e conceitos em sistemas autônomos, que funcionam perfeitamente em ambientes do mundo real.
-
Decisões baseadas em dados: tecnologias como Data Science e Inteligência Artificial permitem explorar e analisar dados, criar modelos de aprendizado de máquina e fazer análises preditivas.
Se você deseja adequar sua empresa à Indústria 4.0, a OPENCADD te convida a conhecer o MATLAB e o Simulink. Clique no link abaixo e faça um teste grátis de 30 dias.