- Blog
- Robótica Industrial: o que é e como está presente no dia a dia das empresas
Sumário
Robótica Industrial: o que é e como está presente no dia a dia das empresas
Robótica industrial, remete às linhas de produção de automóveis, já que essa é uma imagem comum de se ver nos jornais televisivos.
Mas, atualmente, a utilização de robôs vai muito além do setor industrial, ainda que esteja bastante presente neste ramo também.
Seja na indústria ou em outras áreas, a robótica é capaz de oferecer redução de custos, mais segurança no trabalho, mais precisão e qualidade dos serviços, aumento da produtividade e muito mais para os negócios.
Neste artigo, você vai descobrir o que é robótica e como ela está presente no nosso dia a dia.
Acompanhe!
O que é robótica?
A robótica é a ciência que estuda e desenvolve tecnologias associadas à criação e à concepção de softwares, computadores, sistemas e, principalmente, robôs. Isso é feito por meio da combinação de áreas como eletrônica, mecânica e computação.
Nesse sentido, a aplicação da robótica abrange diversas áreas, como a produção industrial, medicina e até mesmo atividades domésticas.
Os robôs são compostos de partes mecânicas, automatizadas via circuitos embarcados, com o objetivo de realizarem atividades e movimentos.
Uma definição amplamente aceita é de que robôs são máquinas autônomas, capazes de sentir o ambiente, fazer tomadas de decisão e executar ações no mundo real. Ou seja, um robô precisa perceber (por meio de sensores), pensar (por meio da inteligência artificial ) e agir (por meio de motores e mecânica).
Saiba mais:
Universidade de Nantes estuda robótica com MATLAB
O que é Robótica industrial?
Veja também: Para que serve a manutenção preditiva?
Na indústria, a aplicação da robótica pode ser definida como um conjunto de ferramentas criadas pelo homem para automatizar processos, visando mais rapidez, precisão e qualidade.
Além disso, as tecnologias desenvolvidas na robótica também permitem aumentar a produtividade, que já não depende da força de trabalho do homem, mas sim de máquinas que podem exercer sua função 24 horas por dia, gerando redução de custos e menor desperdício.
Na produção industrial, existem alguns tipos de robôs. Os mais comuns são de base fixa, base móvel e os robôs colaborativos.
Robôs de base fixa são os mais conhecidos. É comum vê-los nas fábricas de montadoras de carros e, por isso, são chamados também de manipuladores ou robôs industriais. Eles ficam fixos em apenas um local e possuem articulações, que são como braços para executar suas funções.
Já o robô de base móvel possui capacidade de locomoção e tem sido bastante utilizado em centros de distribuição, por exemplo, já que consegue gerenciar o armazenamento, deslocamento e recebimento de produtos.
Os robôs industriais precisam ficar enclausurados, afinal, pelo seu porte podem ser potencialmente perigosos para o contato próximo de humanos. Por isso, foram desenvolvidos os robôs colaborativos. Eles trabalham junto com pessoas, porque possuem sensores que os desligam quando encostam em alguém.
Leia também:
Como usar o MATLAB para Inteligência Artificial
Como a robótica está presente no dia a dia?
Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, e os estudos cada vez mais aprofundados, a robótica se faz presente em nosso dia a dia com mais frequência.
As aplicações mais conhecidas de robôs industriais são para a própria indústria, onde são utilizados na montagem, pintura, fundição, soldagem, inspeção de produtos, movimentação de cargas, realização de testes, entre outras funções.
Mas não é apenas isso. Os robôs já são usados em diversas funções que exigem precisão, desempenho e produção em massa, além de atuarem também em atividades que oferecem riscos aos humanos.
A robótica já tem sido aplicada, por exemplo, em áreas como segurança, agricultura, saúde, entretenimento, exploração espacial e subaquática, militar e até mesmo na preparação de alimentos e atendimento ao cliente.
Veja também:
Os benefícios da robótica
Alguns dos principais benefícios da robótica para negócios dos mais diversos segmentos são:
-
Segurança aos colaboradores: com a robótica, é possível eliminar algumas tarefas consideradas perigosas, como movimentação de cargas pesadas, trabalhos que envolvem instalações elétricas, entre outras.
-
Redução de custos: o uso da robótica pode diminuir os custos da empresa em várias frentes, seja na automação para evitar o desperdício de matéria-prima ou na possibilidade de agendar manutenções preventivas em equipamentos.
-
Aumento da produtividade: robôs podem trabalhar 24 horas por dia, de forma ininterrupta, além de desempenhar suas atividades de forma muito mais rápida.
-
Maior precisão: os robôs são projetados para executar tarefas de forma precisa, evitando erros e padronizando a produção, o que, consequentemente, também aumenta a qualidade do produto.
Como MATLAB e Simulink ajudam nisso?
A robótica, no nível atual de competitividade do mercado, é imprescindível para o sucesso de negócios de diferentes setores. E, para a implementação dessas tecnologias, é fundamental contar com as ferramentas adequadas.
O MATLAB e o Simulink podem ajudar nessa jornada porque oferecem o chamado Robotics System Toolbox™, um conjunto de ferramentas e algoritmos exclusivos para projetar, simular, testar e implantar aplicativos de robôs móveis e manipuladores.
Para os manipuladores, o sistema inclui algoritmos para verificação de colisões, planejamento de caminho, geração de trajetória, cinemática direta e inversa e dinâmica usando uma representação de árvore de corpo rígido. Já para robôs móveis, inclui algoritmos para mapeamento, localização, planejamento e acompanhamento de caminho e controle de movimento.
Além disso, o Robotics System Toolbox™ permite criar cenários de teste e usar os exemplos de referência fornecidos para validar aplicativos robóticos industriais comuns. Ele também inclui uma biblioteca de modelos de robôs industriais disponíveis comercialmente que você pode importar, visualizar, simular e usar com os aplicativos de referência.
Se você deseja obter os benefícios que a robótica pode proporcionar à sua empresa, a OPENCADD te convida a conhecer o MATLAB e o Simulink. Acesse o site e faça um teste grátis de 30 dias.