Business Agility: o que é e quais são suas aplicações

Grupo de profissionais numa mesa conversando

5 minutos de leitura

O Business Agility é um conceito que pode trazer resultados almejados por muitos gestores. O modelo dá às empresas a possibilidade de alcançar sua capacidade máxima, mesmo em meio aos desafios e mudanças do mercado. 

Por meio do Business Agility, o negócio consegue antecipar tendências, se adaptar a cenários distintos e se sobressair entre os concorrentes. Ele aumenta a rapidez e eficiência da empresa. 

Apesar do que se pode pensar, investir na agilidade não quer dizer abrir mão da qualidade pela rapidez, sendo possível ter ambos. Contudo, isso exige uma mudança permanente na mentalidade da cultura empresarial. 

Ficou interessado? Nesse artigo vamos te explicar melhor sobre o que é o Business Agility e como inserir essa realidade na sua empresa. Confira os tópicos abordados:

  • O que é o Business Agility
  • Quais são as aplicações do Business Agility
  • Como o MATLAB & Simulink ajudam nisso?

 

Continue lendo!

 

Qual a definição de Business Agility?

Business Agility é um modelo de negócios que ajuda a empresa a se adaptar às mudanças e à evolução do mercado, mantendo-as produtivas e competitivas. O modelo pode ser aplicado em empresas de todos os segmentos.

Apesar de todas as possibilidades trazidas, a era da Indústria 4.0 ainda é um grande desafio para as empresas e uma fonte de transformações às quais elas precisam se adaptar. Ainda assim, investir em tecnologia tornou-se algo crucial e obrigatório para o mercado. 

As tecnologias fazem parte do Business Agility e facilitam o processo de mudança, para que ele aconteça de forma mais natural. Assim, a empresa se destaca no seu segmento e se torna cada vez mais eficiente e, como o nome já sugere: ágil.

Esse modelo confere ao negócio visão sistêmica para se desenvolver inteiramente; escala e compartilha conhecimento para promoção de boas práticas de colaboração; e flexibiliza a parte operacional da empresa.

 

Tecnologia industrial: o que é e como aplicar para automação

 

Quais são as aplicações do Business Agility

Agora, vamos explicar mais sobre as formas de aplicação. Há alguns princípios fundamentais na aplicação desse modelo.

1. Mudança de cultura

A cultura organizacional deve passar por uma mudança e ser focada em atividades para resultados. Nessa mentalidade, não importa a quantidade de tarefas dos funcionários, e sim se os resultados esperados são alcançados. 

Nesse processo de mudança, a empresa deve estar aberta para inovações, descobertas e experimentos na busca do melhor desempenho.

 

2. Treinamento de funcionários

O engajamento e capacitação dos funcionários é essencial porque são eles que fazem a empresa funcionar. A equipe deve ser treinada, uma vez que a transformação ágil começa no desenvolvimento interpessoal e com a mentalidade de crescimento dos colaboradores. 

 

3. Investimento em tecnologia

A tecnologia é crucial para a aplicação do Business Agility. Manter a empresa de acordo com o que há de mais novo no mundo da tecnologia empresarial promove a melhoria contínua dos processos e fortalece a cultura da eficiência.

A Inteligência Artificial, por exemplo, é uma tecnologia essencial na promoção do Business Agility. Com ela, máquinas são treinadas para agirem de forma inteligente, aprendendo e pensando de modo a imitar o pensamento humano. 

É por meio da IA que várias outras tecnologias são desenvolvidas, como Machine Learning e Deep Learning. Essas tecnologias otimizam os processos de produção e trabalho da empresa. Com elas, as máquinas conseguem aprender a realizar ações, prever erros, agilizar tarefas e evitar falhas na produção.

 

Aprenda mais sobre o machine learning e como ele pode ser aproveitado na sua empresa!

4. Velocidade com eficiência 

Investir em tecnologia está diretamente ligado ao tópico de velocidade com eficiência. As tecnologias são capazes de automatizar com excelência os processos, principalmente os repetitivos.

Dessa forma, é possível projetar fluxos de trabalhos inteligentes e direcionar funcionários com assertividade, agilizando o caminho até o resultado.

 

5. Objetivos claros

Elencar objetivos claros ajuda todo o processo e atividades até o resultado. O Business Agility só pode ser aplicado quando há clareza e compreensão dos gestores e funcionários sobre quais são os resultados a serem alcançados.

 

Como os softwares MATLAB e Simulink ajudam nisso?

Como já foi citado, a tecnologia faz parte dos princípios essenciais na aplicação do Business Agility. Ela agiliza, automatiza e otimiza os processos de forma a alcançar resultados rápidos e precisos.

MATLAB e Simulink são ferramentas ideais para implementar esse modelo de negócios. O primeiro é um software que trabalha com cálculos numéricos complexos e desenvolve matrizes. Já o segundo, é uma ferramenta de simulação, modelagem e análise de sistemas. 

Com esses dois programas é possível trabalhar todas as tecnologias necessárias para automatizar e agilizar as atividades da empresa. Eles possibilitam o alcance de resultados precisos em pouquíssimo tempo, tudo isso por meio de ferramentas práticas e interativas. 

Chegamos ao fim do nosso artigo! Podemos concluir que o Business Agility não é um modelo aplicável do dia para noite na empresa. Ele exige foco, capacitação de funcionários, investimento em tecnologia e mudança de mentalidade empresarial. 

Contudo, apesar de parecer algo difícil de alcançar, as ferramentas certas facilitam e agilizam a implementação. E neste caso a OPENCADD pode ajudar. Faça um teste gratuito do MATLAB e do Simulink e alcance resultados exponenciais em sua empresa!

QUERO CONHECER O MATLAB E O SIMULINK


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »