Como a inovação tecnológica beneficia negócios na indústria 4.0

Como a inovação tecnológica beneficia negócios na indústria 4.0

4 minutos de leitura



Com o avanço tecnológico nos processos industriais e a chegada da era da Indústria 4.0, os níveis de performance, eficiência e rapidez na tomada de decisões evoluíram de forma extraordinária.

Tecnologias como Inteligência Artificial, Deep Learning, Robótica, Internet das Coisas, entre muitas outras, podem elevar exponencialmente os resultados (e a lucratividade).

Contudo, apesar de ser notório como a inovação tecnológica beneficia negócios de todos os segmentos, muitas empresas e instituições ainda estão à margem desse processo, sem aproveitar totalmente todo esse potencial.

Pensando nisso, listamos neste artigo alguns dos principais ganhos que negócios e empreendimentos podem ter ao embarcarem nessas inovações.

Acompanhe!

Como a inovação tecnológica beneficia os negócios

Embora a tecnologia faça parte da nossa rotina de forma vital, gestores e tomadores de decisão em muitas empresas ainda não abraçaram, de fato, todo esse potencial.

Confira, abaixo, os principais benefícios que seu negócio pode colher.

 

1. Redução de custos

As inovações tecnológicas beneficiam negócios grandes, médios e pequenos.

As inovações tecnológicas têm, cada vez mais, possibilitado que os processos sejam realizados com mais eficiência, precisão e previsibilidade, usando os mesmos (ou até menos) recursos.

Ao automatizar processos, empresas tanto podem enxugar suas estruturas funcionais quanto reduzir margem de erros, resultando em redução de custos.

Processos antes manuais hoje podem ser tocados totalmente de forma automática, mesmo os que exigem análises complexas, por meio de recursos vindos da Inteligência Artificial, como Machine Learning e Deep Learning.

Trata-se de investimentos que, no médio e longo prazo, pagam seu custo e retornam em forma de aumento da lucratividade e agilidade no processo.

 

2. Aumento de produtividade

Como já mencionamos, o aumento da produtividade é uma das principais vantagens de investir em inovação tecnológica nos negócios.

Ao se valer de recursos computacionais avançados, tarefas são concluídas mais rapidamente, respostas são obtidas mais cedo e todo o negócio ganha agilidade e produtividade.

Com a Inteligência Artificial, por exemplo, é possível aprimorar cada vez mais as operações, de forma a tornar a cadeia produtiva ainda mais eficiente.

Ao lançar mão de recursos de Robótica nos processos produtivos, o número de falhas se reduz, melhorando e aumentando ainda mais os resultados.

 

Como a inovação tecnológica beneficia negócios na indústria 4.0

3. Otimização e automação de processos

Além disso, a tecnologia permite a automação das atividades e processos para que ocorram de forma muito mais rápida e precisa. E isso não significa necessariamente abrir mão de sua equipe, mas sim direcioná-la para atividades mais estratégicas e lucrativas para o negócio.

Com o aumento da automação, as máquinas conseguem realizar tarefas repetitivas por longos períodos de tempo e sem pausa, o que seria algo negativo e prejudicial se feito por humanos.

 

Veja também:
Manutenção Preditiva: o que é quais as suas vantagens

 

4. Maior previsibilidade

Outro ponto em que as inovações tecnológicas beneficiam negócios é a previsibilidade dos processos. E esse é um fator que se reverte em diversos benefícios, como:

  • Antecipação de possíveis falhas.
  • Manutenções preditivas , que reduzem custos e evitam a interrupção dos processos produtivos e monitoram tudo que acontece.
    Aumento da competitividade, ao antecipar a implementação de possíveis tendências.
  • A tecnologia possibilita a criação de modelos de análises preditivas, com base nos históricos de dados da empresa. Saiba mais sobre análises preditivas e suas vantagens neste outro artigo!

 

5. Suporte na tomada de decisões

Com uma melhor análise de dados, controle de processos e demais vantagens do investimento em inovações tecnológicas, a tomada de decisões se torna mais prática e assertiva. Dessa forma, os gestores tomam decisões com base em fatos e dados – e menos em achismos – reduzindo os riscos para o negócio.

Ao se utilizarem de recursos que permitem que os gestores tomem decisões mais assertivas e rápidas e, as organizações podem aproveitar possíveis janelas de oportunidade, aumentando seu potencial competitivo.

 

Como o MATLAB & Simulink ajudam nisso?

Um dos core business da OPENCADD, o MATLAB, é uma plataforma tecnológica que sintetiza tudo o que listamos acima, sobre como as inovações tecnológicas podem beneficiar negócios, ajudando-os a alcançarem novos patamares de eficiência e lucratividade.

Estamos falando do software que é referência mundial entre engenheiros e cientistas para a criação de soluções tecnológicas. Com toda a sua flexibilidade de uso, o MATLAB & Simulink permite na elaboração e processamento de cálculos numéricos com vetores, desenvolvimento de matrizes, construção de gráficos tridimensionais, entre muitas outras aplicações.

Por meio da ferramenta é possível explorar diversas soluções da indústria 4.0, como:

  • Data Science – Acesso e processamento de dados, extração de features, desenvolvimento modelos preditivos e de Machine Learning, além da implementação de modelos em sistemas de TI corporativos.
  • Deep Learning – Desenvolver e treinar modelos mais rapidamente e obter resultados antecipados com qualquer tipo de dado (imagens, tabelas, textos, etc.). Geração de dados sintéticos, quando você não tem dados suficientes, inclusive com simulação sem ambientes tridimensionais.
  • Machine Learning – Treinar modelos, sintonizar e implementar parâmetros de modo muito mais simples e descomplicado; tudo numa única plataforma.
  • Manutenção preditiva – Possibilidade de combinar o MATLAB, o Simulink e o Predictive Maintenance Toolbox para desenvolver e implementar softwares de monitoramento e manutenção preditiva em sistemas de produção.

Saiba tudo sobre o MATLAB, acessando este outro conteúdo do nosso Blog.

Essa inovação tecnológica já beneficiou diversos clientes da OPENCADD. Com o MATLAB é possível alcançar resultados precisos, criar projetos bem detalhados, economizar tempo e automatizar processos. A OPENCADD está aqui para traduzir e oferecer essas e outras soluções para você ser ainda mais competitivo.

Chegamos ao fim do nosso artigo. Esperamos que todas as vantagens trazidas neste conteúdo – que não são todas – tenham despertado em você o interesse por buscar mais tecnologia e mais inovação.

Com tudo o que vimos neste artigo, concluímos que o MATLAB & Simulink tem um papel fundamental nas atividades da moderna engenharia. Com seus cálculos precisos, automação de processos e otimização de tempo, a ferramenta é uma poderosa aliada na rotina de trabalho dos engenheiros da indústria 4.0.

Quer saber mais sobre o software e sua capacidade? Acesse agora o link abaixo e faça um teste online!

QUERO TESTAR O MATLAB


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »