Gestão da Inovação: o que é e como implementar na sua empresa

Gestão da Inovação: o que é e como implementar na sua empresa

5 minutos de leitura

Na teoria, muitas empresas consideram ter uma boa gestão de inovação. Contudo, na prática, implantar e promover esse tipo de ambiente exige a promoção de práticas inovadoras, de forma organizada e estruturada. 

Com a gestão da inovação, as empresas conseguem alcançar seus objetivos com mais facilidade e eficiência. Além disso, o negócio se torna mais competitivo frente aos desafios do mercado e as demandas dos seus clientes.

Quer saber como fazer isso? Vamos te mostrar como aplicar essa forma de gestão na sua empresa e qual sua importância para o alcance de resultados positivos. 

Confira o que abordaremos a seguir:

  • Gestão da inovação e sua importância para os negócios
  • Como implementar a gestão da inovação
  • Como o MATLAB & Simulink ajudam nisso?

Vamos lá?

 

O que é gestão de inovação?

Primeiramente, a gestão da inovação inclui o planejamento, a organização, o controle e a promoção de práticas disruptivas e que, muitas vezes, vão na contramão do senso comum do que vem sendo feito há muito tempo.

O objetivo desse tipo de gestão é trazer benefícios e vantagens para a estrutura interna (funcionários) e externa (público) de uma empresa. Sua responsabilidade é basicamente:

  • Planejar, testar e possibilitar novos produtos e serviços, focando na inovação para o mercado e para melhor experiência do cliente.
  • Aprimorar processos internos para economizar tempo e recursos.
  • Fortalecer a cultura da empresa e deixá-la mais inovadora e preparada para os desafios do mercado e demandas do público. 

Cabe aos gestores, então, o trabalho de expandir seus horizontes, tanto para proporem novas ideias quanto para acolherem as iniciativas dos colaboradores, que contribuam com os objetivos citados acima.

Investir em inovação é estar em constante desenvolvimento, implantando novas ideias de forma planejada, bem estruturada e gerenciada. 

Veja também:
Tecnologia industrial: o que é e como aplicar para automação

Como implementar a gestão da inovação nos negócios?

Como implementar a gestão da inovação nos negócios?

Como ter uma boa gestão da inovação no seu negócio

Para implementar uma boa gestão da inovação, algumas práticas e ações são importantes: 

  • Crie um ambiente aberto à inovação: isso pode parecer óbvio, mas muitas empresas se dizem inovadoras, mas não cultivam uma cultura interna favorável a isso. 
  • Tenha o apoio do corpo diretivo da empresa: de nada adianta ter e trazer colaboradores jovens, criativos e com ideias disruptivas, se o comando do negócio não pensar assim.
  • Monte um comitê de inovação com uma equipe multidisciplinar, capacitada e especializada.
  • Defina com clareza os tipos de inovações e seus objetivos dentro da empresa.
  • Tenha as ferramentas e estrutura necessárias para implantar o projeto. Sem recursos e meios não há inovação.
  • Delimite os passos e estratégias para alcançar a inovação, designando papéis e responsabilidades de forma bem estabelecida aos membros da equipe.
  • Tenha certeza de que os modelos de inovação criados sejam claros e compreendidos por todos, para que possam ser assimilados e implementados.
  • Defina métricas de desempenho e acompanhe regularmente os resultados e falhas. Não é porque é inovador que necessariamente será melhor.
  • Não se esqueça de que o trabalho é contínuo, faça e refaça a rota sempre que necessário. Inovação é um processo de melhoria.

Com todos esses passos, não se esqueça de usar a tecnologia ao seu favor. A OPENCADD te mostra como as ferramentas certas podem  otimizar os processos, economizar tempo e promover a inovação de forma mais prática e eficiente. 

Como, por exemplo, você conhece a tecnologia que imita o sistema neural humano? Não? Saiba mais neste outro artigo! 

Para isso, é necessário pesquisar e descobrir quais tecnologias podem trabalhar a favor e promover a transformação dos modelos de inovação na sua empresa. 

 

Veja também

Entenda o que é Machine Learning!

  

Como o MATLAB e o Simulink ajudam nisso?

A tecnologia tem um papel crucial na gestão da inovação. Com as ferramentas certas, a eficiência da implementação é maior e o processo é facilitado. O MATLAB e o Simulink são os recursos ideias para isso. 

O MATLAB é um software que trabalha com cálculos numéricos, desenvolve matrizes e cria aplicativos. Enquanto o Simulink é uma ferramenta de simulação, modelagem e análise de sistemas. 

Por meio deles, usuários exploram soluções tecnológicas como a Inteligência Artificial e suas subcategorias, como Deep Learning, Machine Learning e Reinforcement Learning. 

 

Com MATLAB e Simulink, é possível criar com precisão diversos projetos e modelos de inovação. As ferramentas automatizam todo o processo, facilitando o desenvolvimento de forma rápida e organizada. Além disso, o software contribui  para a  redução de recursos e de custos com prototipagem. 

Chegamos ao fim do nosso artigo!

Concluímos que para implementar a gestão da inovação é preciso ter uma equipe aberta, uma direção que entenda e incentive, objetivos claros, ambiente favorável e as ferramentas necessárias.

 

QUERO TESTAR O MATLAB

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »